Airbus voou um helicóptero H225 abastecido unicamente com combustível SAF

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um helicóptero Airbus H225 realizou na quinta-feira, dia 23 de junho, o seu primeiro voo abastecido apenas com combustível de aviação 100% sustentável (SAF, sigla de Sustainable Aviation Fuel). Propulsionado por dois motores Makila 2 da Safran, a aeronave fez um voo de teste, com sucesso, anunciou a construtora aeroespacial europeia.

Este voo, que se segue ao voo de um outro H225 com apenas um motor Makila 3 alimentado por SAF em novembro de 2021, faz parte de uma campanha de voos, que tem por objetivo compreender o impacto do uso de SAF nos sistemas motorizados dos helicópteros. A continuidade da testagem está prevista noutros tipos de helicópteros com diferentes tipos de combustível e motores, de forma a certificar o uso de 100% SAF até 2030.

“O voo com SAF em motores gémeos do H225 é um marco importante para a indústria dos helicópteros. É uma nova etapa na jornada para certificar o uso de 100% SAF nos nossos helicópteros, o que significaria uma redução de até 90% em emissões de CO2.”, afirma Stefan Thome, vice-presidente executivo responsável pelo sector de Engenharia e Mecânica e, também, por todo o sector técnico da Airbus Helicopters.

De acordo com o relatório ‘Waypoint 2050’, o uso de SAF na aviação poderia representar uma redução de CO2 entre 50 a 70%, necessária para alcançar as emissões líquidas de carbono até 2050 no setor de transporte aéreo. Embora a produção de SAF represente atualmente apenas 0,1% da produção total de combustível de aviação, é esperado que esta percentagem aumente expressivamente nos próximos anos para atender à crescente exigência dos operadores e aos próximos passos de uso de SAF.

 

  • Foto de abertura © AIRBUS Helicopters/Thierry Rostang

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...