ALERTA VERMELHO para a aviação comercial no Norte da Europa

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

As autoridades islandesas accionaram neste sábado, 23 de Agosto, o alerta vermelho e informaram o Eurocontrol e outras instituições que tutelam a aviação comercial e o tráfego aéreo na Europa de que existem indicações que levam a acreditar que está próxima uma erupção do vulcão Bardarbunga.

Perante tal previsão é preciso tomar todas as precauções e estar preparado para o pior cenário. O lançamento de cinzas na atmosfera afecta as turbinas dos motores dos aviões, o que implica um desvio do tráfego ou até mesmo a sua paragem, uma situação vivida em Maio de 2010 com as erupções do vulcão Eyjafjallajokul, também na Islândia, que criaram o caos no sistema de transporte aéreo comercial durante uma semana, com mais de 100.000 voos cancelados.

O alerta vermelho é o mais grave numa escala de cinco degraus.

O Observatório Meteorológico da Islândia anunciou ao fim da manhã de hoje que está em curso uma erupção subglacial no interior do vulcão Bardarbunga, que está a provocar desde há uma semana centenas de abalos sísmicos, consecutivamente registados nas máquinas da instituição, e hoje, com maior frequência e intensidade.

 

  • Notícia em actualização
  • Desde há duas semanas que a situação tem se agravado. A imagem foi obtida ontem, sexta-feira. Por enquanto apenas fumo. Os técnicos dizem que o vulcão ainda não expeliu magmas, materiais incandescentes resultantes da rocha fundida, com os quais são libertadas cinzas tóxicas que, depois, pairam na atmosfera.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...