Alitalia vai despedir no final deste mês 994 trabalhadores

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Alitalia prepara-se para despedir 994 empregados no final do corrente mês de Outubro, anunciou ontem a agência noticiosa italiana ‘Adnkronos’.

A agência cita um documento emanado do Conselho de Gestão da companhia aérea italiana, que está assinado por gestores da empresa e por representantes de três dos quatro sindicatos que representam os trabalhadores, e pelo qual a Alitalia irá proceder ao despedimento de 879 profissionais dos seus serviços em terra, 61 pilotos e 54 comissários de bordo. Os despedidos começarão a receber as respectivas cartas no próximo dia 31 de Outubro.

De acordo com o jornal nacional italiano ‘La Stampa’ a Alitalia já conseguiu diminuir cerca de 700 empregados através do sistema de reformas antecipadas e de negociações directas com os trabalhadores que se mostraram dispostos a abandonar a empresa.

A Alitalia assinou em Agosto passado um contrato com a companhia árabe Etihad Airways pelo qual cedeu 49% do seu capital social por 560 milhões de euros (cerca de 710 milhões de dólares norte-americanos), tornando-se assim no maior accionista do grupo aéreo italiano. Outro accionista pagou 300 milhões de euros (380 milhões de dólares) enquanto um grupo de bancos italianos colocou também igual importância. Foi a solução encontrada pelo governo italiano para evitar a falência da companhia aérea nacional, numa ocasião em que tinha um saldo negativo de cerca de 1,7 mil milhões de euros (cerca de 2,15 mil milhões de dólares) e ameaça fechar por falta de capital.

Com a reestruturação em curso o Grupo Alitalia, que integra a Alitalia e a Air One (esta para fretamentos e voos charters) terá de diminuir a sua força laboral em cerca de 2.000 trabalhadores. A imprensa italiana refere que , pelos números conhecidos, apenas 950 saíram de livre vontade ou com pacotes negociados de comum acordo.

A Alitalia irá trabalhar com um frota total de 134 aviões, dos quais dez pertencem à Air One, e fará na próxima temporada de Inverno IATA ( do final de Outubro ao final de Março de 2015) 3.650 voos por semana em 124 rotas.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Greve dos controladores em França cancela quase 90 voos nos aeroportos portugueses

A greve dos controladores de tráfego aéreo em França...

LAM pretende resolver proibição das autoridades portuguesas ao transporte de carga oriunda da Moçambique

O gestor responsável pela reestruturação da LAM – Linhas...