A maior companhia aérea do Japão, a ANA – All Nippon Airways, anunciou a abertura de uma rota direta entre os aeroportos de Tóquio Haneda e de Estocolmo Arlanda, na Suécia, no norte da Europa. O início das operações, com três voos semanais, está programado para o dia 31 de janeiro de 2025.
A ANA, que integra a Star Alliance, é presentemente a maior companhia aérea japonesa de serviços regulares de passageiros no mercado doméstico e internacional de e para o Japão. A nova rota servirá não só como uma importante ligação à capital japonesa, mas também como uma interessante ligação a toda a Ásia e Pacífico Sul devido à vasta rede da ANA, tornando a companhia num importante player na conetividade da capital sueca a um dos mais importantes mercados da Ásia.
“Existe uma grande confiança no mercado sueco de viagens aéreas e o investimento da ANA numa rota direta do Aeroporto Estocolmo Arlanda para Tóquio Haneda é um sinal claro disso. A ANA desempenhará um papel importante na ligação da Suécia ao Japão e a outros mercados bem estabelecidos na Ásia. O principal objetivo da Swedavia é aumentar a conectividade e a vasta rede da ANA facilita o encontro das pessoas, seja para negócios, lazer ou para visitar familiares e amigos”, afirma Jonas Abrahamsson, presidente e CEO da Swedavia, empresa gestora dos aeroportos da Suécia.
O Japão é o segundo maior parceiro comercial da Suécia na Ásia, com cerca de 150 empresas suecas – tanto grandes corporações como empresas start-up – a operar no Japão, a terceira maior economia do mundo. A Suécia, por sua vez, é o maior mercado de exportação nórdico para o Japão, e cerca de 180 empresas japonesas têm operações na Suécia.