ANA celebra 60º aniversário do Aeroporto da Madeira com apresentação da ‘Casa da Sustentabilidade’

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A ANA – Aeroportos de Portugal, concessionária dos principais aeroportos portugueses, assinalou nesta segunda-feira, dia 8 de julho, a efeméride dos 60 anos da inauguração e do primeiro voo comercial para o Aeroporto da Madeira. Em termos institucionais teve lugar um evento na área aeroportuária, que contou com a presença de Thierry Ligonnière, presidente da Comissão Executiva da empresa que é detida pela VINCI Airports, e de Eduardo Jesus, secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, entre outras entidades regionais.

Ao longo destas décadas, o aeroporto mais movimentado da Região Autónoma da Madeira tem passado por diversas fases de expansão e muitas melhorias, com especial foco na experiência do passageiro e na inovação. “Hoje, a infraestrutura é um símbolo de modernidade e eficiência, com crescimento recorde de mais de quatro milhões e meio de passageiros em 2023 (+ 43% do que em 2019), tendo sido distinguido com prémios internacionais, como o Best Airport 2023 atribuído pelo ACI -Airport Council International e obtido o nível máximo de acreditação ambiental, designado por ACA 5”, destaca a ANA numa nota de imprensa distribuída do fim da tarde, em Lisboa.

O desenvolvimento da conetividade aérea, com cada vez mais companhias áreas e destinos regulares a ligar a Madeira ao mundo, tem colocado o Aeroporto Cristiano Ronaldo em lugar de destaque a nível europeu. Neste Verão de 2024, 22 companhias aéreas regulares ligam a Madeira a mais de 58 destinos diretos, um contributo com impacto na mobilidade dos madeirenses e na economia da Região.

A ANA|VINCI Airports refere que está empenhada em contribuir para o desenvolvimento sustentável da Região e continua a investir em tecnologias e soluções mais sustentáveis tendo já reduzido mais de 90% das emissões de carbono – de âmbito 1 e 2 – e em inovação destacando-se a recente implementação de um sistema biométrico para o embarque no aeroporto da Madeira – ‘Biometrics Experience by VINCI Airports’.

O dia foi assinalado com atividades destinadas aos passageiros sob o mote “60 anos a descobrir ligações”. As comemorações estenderam-se ao aeroporto de Lisboa, com os 60 anos da rota Lisboa-Madeira da TAP Air Portugal, que também se juntou às comemorações. O aeroporto da Madeira, na altura designado por Santa Catarina, foi considerado oficialmente inaugurado com a aterragem de um Super Constellation da TAP com proveniência de Lisboa no dia 8 de julho de 1964, às 11h24m. Os passageiros voltaram a ser recebidos na placa de estacionamento por um grupo folclórico regional, recriando a celebração original de há 60 anos (LINK notícia relacionada).

Para a comemoração institucional, a ANA organizou um evento no jardim da Boa Viagem, mesmo em frente ao terminal, reunindo as mais diversas empresas e entidades parceiras do aeroporto. Segundo Thierry Ligonnière “a comemoração dos 60 anos desta incrível infraestrutura, é ocasião para reafirmar o compromisso com a Região e para agradecer às equipas e a todos que diariamente contribuem para que, hoje, o aeroporto da Madeira seja apreciado pelos seus passageiros e reconhecido internacionalmente pela sua qualidade de serviço, conetividade e estratégia ambiental.”

Nesta ocasião foi também apresentada a ‘Casa da Sustentabilidade’, que será um espaço aberto à comunidade no jardim da Boa Viagem que convidará a conhecer mais sobre a atividade dos aeroportos e os seus projetos, particularmente na área da sustentabilidade e ambiente.

Foto © Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura/Governo Regional da Madeira

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Chefe do Governo de Cabo Verde diz que avião anunciado há 12 dias “vai chegar”

O primeiro-ministro cabo-verdiano disse nesta terça-feira, dia 16 de...