ANAC Brasil quer regulamentar voos dos drones

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC) publicou uma proposta para regulamentar a operação de drones, os chamados Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) que não são usados para lazer, desporto ou competição.

A agência federal sugere a permissão da operação de drones em áreas públicas abertas quando o equipamento pesar mais de 25 quilos e voar abaixo de 400 pés (120 metros de altura do solo), o que autoriza aeronaves desse tipo a monitorar manifestações de rua, por exemplo. O plano da ANAC é aprovar esse regulamento até o fim do ano, após receber contribuições do público.

A proposta de norma debatida em seminário da ANAC prevê a proibição de transporte de pessoas, animais e artigos perigosos por VANTs, que deverão ter equipamentos de comunicação fiscalizados pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Mas o texto abre a possibilidade dos drones poderem ser usados para transporte de “objectos”.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a gigante de comércio online ‘Amazon’ vem realizando testes para usar os drones na entrega de produtos vendidos em seu site.

As aeronaves, de acordo com documentos publicados pela ANAC na sua página na internet, também precisarão de estar seguradas para eventuais danos causados a terceiros. Os operadores dos VANTs precisam manter cadastro, licença ou habilitação emitidos pela autoridade nacional de Aviação Civil, de acordo com a tecnologia utilizada para controlar a aeronave. As regras tornam-se ainda mais duras para drones maiores e com maior quantidade de tecnologia embarcada e abrangem, ainda, aeromodelos.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...