Bem-vindo, !|Sair

ANAC do Brasil emitiu certificado de operação para o novo A350-900

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil emitiu, no passado dia 14 de agosto, o Certificado de Tipo de aeronave importada para o A350-900, o mais novo avião comercial da Airbus.

“O jato incorpora as mais recentes tecnologias existentes, tais como materiais compostos de última geração, controles de voo fly-by-wire e iluminação a LED (Light Emitting Diode) com variação de cores, além de baixo ruído de cabina”, anuncia um comunicado distribuído pela própria agência em Brasília.

O Airbus A350-900 pode transportar 440 passageiros (ou 268 toneladas) em sua capacidade máxima, possui alcance de até 8.000 milhas náuticas e conta com 84.000 libras de empuxo voltados para a melhor eficiência em consumo de combustível — isso graças ao uso de mais de 50% de materiais não metálicos em sua estrutura. Com uma configuração interna capaz de acomodar até três classes diferentes, a aeronave tem dois motores Trent WXB de última geração da Rolls-Royce, e já esteve em exposição estática em duas ocasiões distintas no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na cidade de São Paulo.

O processo de certificação na ANAC durou treze meses e envolveu pelo menos oito especialistas da Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil, durante oito meses contínuos. A aeronave foi encomendada pela TAM Linhas Aéreas, que planeia iniciar as suas operações com o equipamento no início do próximo ano. Também a AZUL Linhas Aéreas Brasileiras vai receber aviões A350-900.

 Fotos : André Garcez

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica