ANAM assinala 50º aniversário da inauguração do Aeroporto da Madeira

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Aeroporto Internacional da Madeira, uma das duas ilhas habitadas da Região Autónoma da Madeira, no Oceano Atlântico, a cerca de 600 milhas de Lisboa, assinala este ano o cinquentenário da inauguração da sua primeira pista.

Foi a 8 de Julho de 1964 que foi inaugurada a pista de aterragem do então Aeroporto de Santa Catarina (nome do local onde está implantado), também conhecido por Aeroporto do Funchal, nome da cidade capital da ilha, se bem que a cerca de 25 quilómetros da estrutura aeroportuária.

A construção do Aeroporto do Funchal concretizou-se dentro do II Plano de Fomento do Governo Português de então, iniciado em 1959. Através do Decreto-Lei n.º 43485, de 25 de Janeiro de 1961, foram criados os aeroportos do Porto Santo e Funchal, este último a construir em Santa Catarina, freguesia e concelho de Santa Cruz, que passaram a integrar um único serviço externo da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil, sob a designação de Aeroporto da Madeira, de acordo com a resolução governamental.

“Os desenvolvimentos que esta infra-estrutura veio a beneficiar posteriormente, designadamente a construção do projecto de segurança, a ampliação da pista dimensionada para voos intercontinentais e da placa de estacionamento de aeronaves para sua actual configuração, bem como a nova aerogare, constituem outros momentos significativos que não podem ser esquecidos na comemoração do 50.º Aniversário do Aeroporto da Madeira”, refere uma nota de imprensa distribuída pela ANAM – Aeroportos e Navegação Aérea da Madeira, empresa concessionária dos Aeroportos da Madeira. O capital da ANAM é hoje totalmente subscrito pela ANA – Aeroportos de Portugal, depois da sua privatização, no ano passado, em que a maioria do capital e o seu controlo passou para a empresa francesa Vinci Airports, sediada em França.

Para assinalar a efeméride a ANAM anunciou que irá desenvolver durante este ano uma série de actividades alusivas à comemoração, com algumas já programadas para os próximos meses, como a seguir se destaca:

Maio

  • Divulgação do vídeo comemorativo do 50.º Aniversário do Aeroporto da Madeira (a ocorrer durante a reunião anual do Conselho Internacional de Aeroportos, cujo capítulo europeu se reúne este ano na Madeira (ACI – Europe’s Regional Airports, de 12 a 14 de Maio no Funchal).

 

Julho

  • Abertura da Exposição “50.º Aniversário do Aeroporto da Madeira”
  • Decoração do Piso 0 da aerogare do Aeroporto da Madeira
  • Decoração exterior do Aeroporto da Madeira

Setembro

  • Sessão solene da celebração do 50.º aniversário do Aeroporto da Madeira que incluirá uma oração de sapiência e a apresentação do projecto de renovação dos pisos 2 e 3 da Aerogare
  • Abertura ao público do espaço museológico

 

Outras iniciativas de carácter público serão oportunamente divulgadas, conclui o comunicado da ANAM – Aeroportos da Madeira.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...