Antonoaldo deixa a TAP com agradecimentos e “sentimento de missão cumprida”

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O brasileiro Antonoaldo Neves deixou nesta quarta-feira, dia 16 de setembro, as funções de presidente executivo (CEO) do Grupo TAP. O lugar será ocupado, interinamente, por Ramiro Sequeira, como já tinha sido anunciado, até que seja encontrado, no mercado internacional, um novo gestor de topo para a companhia aérea portuguesa.

Antonoaldo Neves, que também tem a nacionalidade portuguesa, já que é descendente direto de portugueses, despediu-se da família TAP com uma carta, divulgada pela agência de notícias ‘Lusa’ nesta quarta-feira, na qual diz que “há sempre espaço para fazer mais e melhor”, adiantando que deixa a companhia aérea “com sentimento de missão cumprida”. Tinha entrado na TAP em 2017, trazido pelo ex-CEO Fernando Pinto, por indicação de David Neeleman, um dos principais acionistas privados da companhia depois da privatização, fundador e controlador da companhia brasileira Azul, onde Antonoaldo Neves desempenhou, até essa data, iguais funções de presidente executivo.

“Há sempre espaço e oportunidade para fazer mais e melhor. Nunca deixem de acreditar nisso. Ainda assim, saio com sentimento de missão cumprida. […] Saio com a consciência e com o coração completamente tranquilos por ter dado o meu contributo, profissional e enérgico, sempre para o melhor da TAP“, afirmou Antonoaldo Neves, numa carta dirigida à “família TAP”.

Antonoaldo Neves, que deixa a TAP na sequência do acordo entre o Governo Português e os acionistas privados para reestruturação da companhia, na sequência dos maus resultados apresentados e da situação criada pela pandemia de covid-19, agradece ao Conselho de Administração “pelo seu engajamento e vontade de contribuir com a TAP”, deixa “uma palavra especial de gratidão ao David Neeleman e ao Humberto Pedrosa, pela oportunidade de viver este desafio”, a Fernando Pinto, que, com imensa bondade, o integrou na família TAP, aos colegas da Comissão Executiva, “profissionais de grande valor, e do C Level” e ainda aos portugueses, em geral, que “tão bem” o acolheram bem como à família.

Na carta, o presidente executivo que liderou a TAP desde janeiro de 2018, sucedendo a Fernando Pinto, deixa ainda “uma palavra de apreço e encorajamento ao Ramiro, que saberá dar o seu melhor para motivar e criar as condições para que todos possam contribuir para ultrapassar este desafio e dar um novo futuro à nossa TAP”.

Sobre a sua saída, anunciada pelo Governo em julho, Antonoaldo Neves considera que “são movimentos normais no mundo empresarial”.

Em relação à TAP, que terá que enfrentar um processo de reestruturação, Antonoaldo Neves defende que o desafio que “tem pela frente é enorme”, manifestando “esperança de que um novo ciclo se iniciará, beneficiando de tudo de bom que advém de 75 anos de história e do calibre que esta equipa tem para enfrentar e ultrapassar desafios sem tamanho”.

“O desafio que a TAP tem pela frente é enorme e, para além da alma, é preciso muito foco e união. Tenho a esperança de que um novo ciclo se iniciará, beneficiando de tudo de bom que advém de 75 anos de história e do calibre que esta equipa tem para enfrentar e ultrapassar desafios sem tamanho”, lê-se no documento.

Antonoaldo Neves aproveita para recordar “muitas vitórias” alcançadas “nos últimos anos”, enumerando a renovação da frota, novos destinos, a duplicação da satisfação do cliente, a reestruturação da ME (Manutenção e Engenharia) Brasil, financiamento nos mercados financeiros internacionais, a reestruturação da dívida, “diminuindo significativamente o seu peso e aumentando a sua maturidade”.

“Contratámos mais de 2.000 pessoas e assegurámos a paz social, não houve greves na TAP desde a privatização. Passámos de 10,6 milhões de passageiros para 17,1 milhões, 80% dos quais são estrangeiros e, em 2019, fomos escolhidos como a melhor empresa para trabalhar em Portugal”, acrescentou.

Em 2 julho, quando anunciou o acordo com os acionistas privados para o Estado ficar com 72,5% do capital – e a saída de David Neeleman –, o ministro da tutela, Pedro Nuno Santos, tinha dito que Antonoaldo Neves seria substituído “de imediato”. As negociações para a saída demoraram algum tempo, desconhecendo-se, por enquanto, os termos do acordo alcançado entre as partes.

O Estado português detém agora uma participação social de 72,5%, o empresário português Humberto Pedrosa (antigo sócio de David Neeleman na ‘Atlantic Gateway’) 22,5% e os trabalhadores da TAP os restantes 5% do grupo aéreo nacional, o maior do País no sector da aviação, considerado em 2019 a maior empresa exportadora portuguesa, pelo seu volume de vendas no estrangeiro.

1 COMENTÁRIO

  1. “Em 2 julho, quando anunciou o acordo com os acionistas privados para o Estado ficar com 72,5% do capital – e a saída de David Neeleman –, o ministro da tutela, Pedro Nuno Santos, tinha dito que Antonoaldo Neves seria substituído “de imediato”.
    afinal o sr. A.Neves sai em SET
    como é que os politicos portugueses querem ser credíveis com declarações daquelas?
    este sr. ministro não é desbocado demais?
    como pode ser ministro?

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...