Antonov destruído na ilha de São Tomé fazia frete para a NASA

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

O diretor-geral da Empresa Nacional de Segurança Aérea (ENASA) da República de São Tomé e Príncipe, Hélder Paquete, disse esta terça-feira, dia 1 de agosto, que o avião Antonov 74TK100, que se despenhou sábado, dia 29 de julho, no Aeroporto Internacional de São Tomé, transportava equipamentos para a Agência Espacial Norte-Americana (NASA).

“Esta aeronave vem a São Tomé no quadro de um projeto da agência americana de investigação espacial que durante o mês de agosto estará no nosso país para observação de um satélite a partir de São Tomé”, disse Hélder Paquete.

O responsável pela segurança aeroportuária deste país da África Equatorial disse tratar-se de “equipamentos de observação” que vão ser instalados no aeroporto, sem dar mais detalhes.

O cargueiro de fabrico ucraniano, com seis pessoas a bordo, despenhou-se sábado de manhã, e do acidente resultaram cinco feridos, que, segundo o diretor-geral da ENASA, receberam tratamento hospitalar e já se encontram instalados em hotéis (LINK notícia relacionada).

“A aeronave foi fretada pela NASA, foi autorizada pelo Instituto Nacional de Aviação Civil são-tomense (INAC) a entrar no nosso espaço aéreo e foram cumpridas todas as formalidades de aterragem no nosso aeroporto internacional”, acrescentou o diretor-geral da ENASA.

Hélder Paquete disse que “o avião estava em processo de descolagem” e o comandante foi forçado a abortar o voo, tendo o aparelho resvalado para uma pequena ravina com cerca de quatro metros de altura, no topo da pista.

De acordo com o diretor da ENASA, o Antonov chegou a São Tomé com os equipamentos, proveniente de um país europeu e deveria deixar São Tomé com destino a Acra, no Gana, depois de os descarregar.

O INAC criou uma comissão autónoma composta por quatro membros que vai analisar as causas do acidente.

Esta comissão não tem prazo definido para concluir o inquérito, estando à espera da chegada ainda esta semana de peritos da empresa Cavok Air, a que pertence a aeronave, para analisarem as caixas negras do aparelho que ficou bastante destruído.

 
Faça parte da nossa comunidade - Descarrega já a app NewsAvia

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...