APAVT defende que primeiro é preciso otimizar o Aeroporto Humberto Delgado

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

“Temos que nos focar em primeiro lugar naquilo que produz uma resposta mais efetiva e mais breve, que são obras no Aeroporto de Lisboa”, afirma Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) .

“Estamos a perder milhões de euros todos os dias [por não termos uma solução aeroportuária para Lisboa] e sabemos que vamos perder mais porque a procura aumentaria” se houvesse capacidade, começou por dizer o dirigente associativo em declarações aos jornalistas na passada segunda-feira, dia 4 de junho, na cidade de Ponta Delgada, nos Açores.

Para Pedro Costa Ferreira, o primeiro passo é otimizar o Aeroporto Humberto Delgado com obras que permitirão “nos momentos de ‘pico’ passar de 40 para 48 movimentos por hora”.

“Se pensarmos que o Montijo vai ter 24 movimentos por hora na primeira fase significa que [com as obras] ainda é possível aceder a um terço do Montijo na Portela”, realçou Pedro Costa Ferreira.

O presidente da APAVT indicou que “está comprado há anos” um software de gestão do espaço aéreo, mas falta “formar pessoas e fazer algumas obras”, incluindo “mudar a torre de um lado para outro e fazer algumas obras na área de acolhimento dos aviões”.

Questionado sobre a sua posição relativamente à solução aeroportuária anunciada pelo Governo na semana passada, e depois revogada, Pedro Costa Ferreira respondeu que na Associação que lidera não são técnicos nem especialistas em ecologia, pelo que apenas pode dizer que “aparentemente o mais rápido e fazível é Portela + Montijo” e “do ponto de vista das agências de viagens e do turismo em Portugal, ficaríamos satisfeitos se se fizessem as obras no aeroporto da Portela, depois o Montijo e depois Alcochete”.

“Não estaríamos certamente a fazer tudo ao mesmo tempo e Alcochete apareceria no momento [em que] e se houvesse necessidade”, que “provavelmente não será tão depressa”, acrescentou.

“Fiquei com a ideia que da parte do Governo existem já ideias muito concretas e estabelecidas. Espero que haja um diálogo adulto com a oposição e que os políticos nos deem um bom exemplo daquilo que não têm feito, que é pensar no país”, porque “sabemos que esta questão do aeroporto não é uma questão governamental, é uma questão dos políticos em geral, porque todos têm que tomar a decisão e todos têm contribuído para que ela não tenha sido tomada”, concluiu Pedro Costa Ferreira.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...