Apresentado estudo sobre ampliação do Aeroporto da Horta (Açores)

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

 width=“750” height=


 

Um estudo apresentado nesta quinta-feira, dia 30 de março, por um grupo de trabalho criado pela Câmara Municipal da Horta, na Região Autónoma dos Açores, reduz de 73 para 35 milhões de euros o custo aproximado da obra de ampliação da pista do Aeroporto da Horta, na ilha do Faial, situada no grupo central do arquipélago atlântico.

O documento, elaborado pelos técnicos que integram o grupo de trabalho (presidido pelo ex-diretor do Aeroporto), propõe a ampliação da pista dos atuais 1.600 para 2.050 metros de comprimento, em terrenos conquistados ao mar, e por um valor substancialmente inferior ao inicialmente previsto, refere um despacho da agência noticiosa portuguesa Lusa.

“Esta obra não é um capricho dos faialenses! É uma obra fundamental para o nosso futuro”, insistiu o presidente do município, José Leonardo Silva, em conferência de imprensa, nos Paços do Concelho.

O autarca lembra que esta obra, há muito reivindicada pelas forças vivas locais, permitiria que os aviões da Azores Airlines, que fazem as ligações entre Lisboa e a Horta, pudessem operar sem restrições, além de permitir que aquela infraestrutura pudesse receber voos internacionais da Europa.

“Esta solução permite-nos perspetivar o futuro”, salientou José Leonardo, lembrando que, além da ampliação da pista, a obra permitiria também potenciar a construção de uma nova aerogare e de uma nova placa de estacionamento para aviões.

O problema que se coloca agora é saber quem é que vai pagar o custo das obras, uma vez que o Aeroporto da Horta está concessionado à ANA Aeroportos de Portugal (Grupo Vinci Airports) sobre a qual nem a Câmara da Horta, nem o Governo dos Açores têm qualquer influência.

“Este é um documento de pressão! Vamos agora apresentá-lo ao Governo Regional, ao Governo da República e à ANA [Vinci], e esperamos que nos deem uma resposta rápida e concreta”, insistiu o autarca, segundo o qual, este investimento pode ser candidatado a fundos comunitários.

A solução técnica avançada pelo grupo de trabalho consiste em ampliar a pista do Aeroporto da Horta nos dois sentidos (105 metros para o lado da cidade e 350 metros para o lado do Morro de Castelo Branco), em terrenos conquistados ao mar.

A ampliação da pista é uma reivindicação não apenas da Câmara Municipal da Horta, mas também da população local, que chegou a manifestar-se em setembro do ano passado, fora do Parlamento dos Açores, exigindo a concretização da obra.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...