O presidente da Autoridade Geral da Aviação Civil da Arábia Saudita (GACA), Abdulaziz Al-Duailej, apelou a todas as nações para trabalharem em conjunto na entrega de uma nova era da aviação ao mundo, durante o seu discurso de abertura do Simpósio de Mobilidade Aérea Avançada (Advanced Air Mobility Symposium – AAM) organizado pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO).
A Arábia Saudita foi selecionada para fazer o discurso de abertura aos líderes globais da aviação de mais de 75 países que se reuniram em Montreal, no Canadá, entre 8 e 12 de setembro.
Enquanto presidente da Organização Árabe da Aviação Civil (ACAO) no simpósio, Abdulaziz Al-Duailej aproveitou o seu discurso principal para apelar a outros reguladores para unirem esforços para a integração harmoniosa e oportuna da AAM no ecossistema de aviação existente.
“Este encontro não é apenas mais um marco; é um farol que ilumina o caminho para uma nova era na aviação. A Arábia Saudita está empenhada em construir um futuro onde a Mobilidade Aérea Avançada seja uma pedra basilar da conectividade global e do crescimento económico. Enfrentemos o desafio, redefinamos o futuro da aviação e façamo-lo em conjunto. Só através desta cooperação poderemos desbloquear plenamente o potencial deste sector.”
O presidente do Conselho da ICAO, Salvatore Sciacchitano, concordou durante os seus comentários iniciais:
“A Mobilidade Aérea Avançada representa mais do que uma coleção de novas tecnologias; incorpora uma mudança de paradigma na forma como concebemos a aviação e os transportes urbanos. Este simpósio inaugural é o primeiro passo na nossa jornada coletiva para moldar o ecossistema AAM.”
O presidente da GACA sublinhou ainda a oportunidade global que a AAM representa e a sua importância vital para permitir um futuro sustentável.
“A AAM oferece uma rara oportunidade de enfrentar um dos desafios mais prementes do nosso tempo: as alterações climáticas. No centro do potencial de sustentabilidade da AAM está a utilização de aeronaves de descolagem e aterragem vertical (VTOL). Isto representa uma mudança monumental, especialmente em áreas urbanas densamente povoadas, onde o congestionamento terrestre e as emissões são mais agudos.”
A Arábia Saudita está rapidamente a tornar-se uma jurisdição líder no desenvolvimento de AAM, tendo a GACA lançado um roteiro de AAM no início deste ano, ao mesmo tempo que realiza testes de táxi aéreo em NEOM e Makkah durante a peregrinação do Hajj (imagem acima).
Reconhecendo o potencial do Reino em AAM, a ICAO atribuiu o artigo vencedor do Concurso Global de Artigos Académicos AAM da ICAO aos alunos da KAUST durante o simpósio.
Este reconhecimento sublinha o compromisso da Arábia Saudita com a investigação de ponta e complementa o investimento do Reino em aeronaves eVTOL, alinhando com o ambicioso objectivo da Arábia Saudita de alcançar emissões líquidas zero de carbono até 2060.
Além disso, a GACA realizou reuniões bilaterais com líderes de várias autoridades e organizações da aviação, incluindo o presidente da ICAO, KAUST, e o presidente da Embry-Riddle, P. Barry Butler, para reforçar a cooperação internacional.
À margem do evento, uma delegação de alto nível do sector da aviação civil da Arábia Saudita também visitou as instalações da ‘BETA Technologies’ em Vermont, EUA, onde explorou as mais recentes inovações na produção de AAM e trocou conhecimentos em tecnologias sustentáveis aviação.