ASA pronuncia-se contra greve dos trabalhadores dos aeroportos Cabo Verde

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O conselho de administração da Empresa Nacional de Segurança Aérea (ASA) da República de Cabo Verde, sediada na ilha do Sal, considera que a ameaça de greve por parte dos seus colaboradores é “completamente desajustada e irracional”.

O conselho de administração da ASA faz esta análise, através de um comunicado à imprensa, distribuído na passada terça-feira, dia 21 de dezembro, na sequência do anúncio de greve por um período de dois dias, 28 a 30 do corrente mês, abrangendo todas as classes profissionais da empresa.

Em causa está a retirada de alguns direitos adquiridos ao “longo de décadas”, nomeadamente o subsídio de férias, subsídio de Natal, bem como o adiamento da progressão profissional que deveria ocorrer em janeiro de 2020, conforme os colaboradores da empresa.

“Neste contexto adverso e imprevisível a nível mundial e sem qualquer argumento razoável e violando decisões judiciais, a ASA considera a ameaça de greve completamente desajustada e irracional, exatamente no pior momento que a empresa, o País e o mundo alguma vez enfrentaram”, lê-se no documento.

De acordo com a mesma fonte, trata-se de uma “tremenda falta de solidariedade” para com os que perderam ou viram o seu salário reduzido, realçando que o mundo está a viver uma crise sanitária sem precedentes, “totalmente imprevisível, que atingiu, de forma dramática”, a aviação civil e o turismo, em todas as latitudes.

O comunicado explica que por longos meses a atividade dos aeroportos de Cabo Verde foi residual, estando, em alguns reduzidos a zero, que na FIR Oceânica do Sal, os sobrevoos não têm tido expressão, mostrando um “comportamento errático” desde março de 2020.

“Os rendimentos e os fluxos de recebimentos da empresa, provenientes quer da atividade aeroportuária, quer da navegação aérea foram fortemente impactados”, justifica-se.

Nesta base, o conselho de administração da ASA aponta que a “queda abrupta” da atividade e do volume de negócios, bem como a incerteza da retoma “tornaram imperativa” a tomada de medidas de gestão que potenciam a manutenção dos postos de trabalho, a sustentabilidade e o equilíbrio económico-financeiro da empresa.

O mesmo documento esclarece, que para fazer face à situação, em abril de 2020, o conselho de administração tomou uma série de medidas “transversais e articuladas”, por forma a assegurar a sustentabilidade financeira da empresa, num período de forte restrição da atividade.

“São medidas ao nível da gestão aeroportuária e da gestão da navegação aérea que visam a contenção e redução dos gastos, com impacto em toda a empresa e, sobretudo, nos fornecedores e prestadores de serviços”, explica, asseverando que no que toca à liquidez, a ASA está confrontada com uma “dramática redução” dos recebimentos, contrastando com a manutenção de níveis de custos fixos relacionados com a essência da atividade da empresa.

“Os resultados da ASA em 2020 cifram-se em cerca de 1,8 milhões de contos negativos. Os resultados de 2021 rondam a cifra dos 2 milhões de contos negativos. O volume de negócios de 2020 teve uma redução de cerca de 63%, e, em 2021, essa redução situar-se-á à volta de 70%, em relação a 2019”.

“Isto quer dizer que a atividade da ASA em 2021 representa cerca de 30% do que foi o ano de 2019”, salienta o comunicado, apontando que os recebimentos de clientes, em 2021, sofreram uma redução de mais de 4,5 milhões de contos, em relação a 2019.

“É neste contexto que a ASA, uma das empresas mais impactadas pela crise sanitária, é confrontada com um pré aviso de greve”, observa a mesma fonte, assegurando, todavia, que a empresa continuará, a avaliar a evolução do negócio e, “logo que as condições estiverem reunidas, fará a regularização, com atualização dos enquadramentos dos colaboradores e respectivo pagamento, com efeitos retroativos a Janeiro de 2020”.

“Essa gestão criteriosa e racional, assim como, o recurso às facilidades postas à disposição das empresas pelo Estado para fazer face aos impactos da pandemia têm ajudado a empresa a cumprir com todos os seus compromissos nesses 21 meses.

“E, principalmente, garantir a manutenção dos postos de trabalho e rendimentos de centenas de famílias cabo-verdianas e empresas nacionais que prestam serviço à ASA, segurança, limpeza, transporte de pessoal, manutenção, entre outros”, conclui a nota.

 

  • Notícia distribuída pela INFORPRESS – Agência de Notícias de Cabo-Verdiana

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...