Ativistas climáticos interromperam tráfego aéreo em Colónia/Bona – Movimento já foi retomado

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Aeroporto de Colónia/Bona, na Alemanha, já reabriu ao tráfego, depois de na manhã desta quarta-feira, dia 24 de julho, ter sido encerrado devido a perturbações provocadas pelo grupo dos ativistas climáticos ‘Geração Letzte’ (Última Geração) que ocuparam uma pista de aterragem bloqueando o tráfego aéreo.

Pelas 10h00 locais, a direção do aeroporto anunciou que o tráfego seria retomado imediatamente após uma intervenção policial, que expulsou da pista um grupo de pessoas não autorizadas que entraram na zona de segurança do aeroporto durante a manhã.

O aeroporto avisou ainda os passageiros que têm voos marcados para o dia de hoje que deverão estar atentos a eventuais alterações de horários, que que se esperam perturbações no movimento aeroportuário, dada a interrupção de operações na manhã desta quarta-feira.

Os ativistas alertaram que estão previstos para esta quarta-feira “protestos civis pacíficos semelhantes” em aeroportos do Reino Unido, Áustria, Países Baixos, Suíça, Canadá, Estados Unidos, Escócia e Noruega.

Num comunicado enviado à imprensa, citado por várias agências noticiosas europeias, os ativistas relatam a ação no aeroporto alemão, justificando-a com a exigência de que o Governo contribua para a elaboração e assinatura de um acordo internacional juridicamente vinculativo que regule o abandono progressivo do petróleo, do gás e do carvão a nível mundial até 2030.

Especificam que os movimentos envolvidos nos protestos apoiam conjuntamente uma iniciativa conhecida como “O petróleo mata”, que exige um acordo internacional para a eliminação dos combustíveis fósseis.

Os ativistas explicam que na sua ação na Alemanha, simpatizantes da Última Geração cortaram a vedação de arame do aeroporto de Colónia/Bona em vários pequenos grupos e dirigiram-se para as pistas de descolagem e aterragem, alguns em bicicletas, para aderirem ao asfalto ali existente com uma mistura de areia e cola.

“Precisamos de uma mudança de rumo, de um acordo internacional sobre um abandono socialmente justo dos combustíveis fósseis até 2030. Por isso estamos a protestar nos aeroportos”, referem os ativistas.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Avion Express Brasil deverá iniciar operações no início de 2025, anuncia o Grupo Avia Solutions

A Avion Express Brasil, subsidiária integral do Grupo Avia...

Açorianos titulares do ‘Cartão Interjovem’ terão viagens aéreas interilhas em dezembro a 21 euros (ida e volta)

Os jovens açorianos que sejam titulares do ‘Cartão Interjovem’...

Aeroporto de Viracopos/Campinas prepara-se para receber 207,5 mil passageiros no feriado prolongado

No mesmo período de cinco dias estão previstos 1.447...

Aeroporto Internacional de Maputo instala portões eletrónicos para travar criminalidade transfronteiriça

O ministro do Interior de Moçambique (MINT), Pascoal Ronda,...