Bem-vindo, !|Sair

ATR 72-600 que caiu em Taiwan foi entregue este ano – 47 mortos e 11 feridos

O avião turbo-hélice ATR 72-600 da TransAsia Airways que se despenhou hoje, quarta-feira, dia 23 de Julho, na ilha de Penghu, no Estreito de Taiwan/Formosa, tinha pouco mais de três meses de serviço na companhia. Tinha feito o primeiro voo no dia 8 de Abril deste ano e foi entregue directamente pela fábrica, em Toulose (França), à companhia chinesa.

As últimas notícias sobre o acidente, e após uma conferência de imprensa dada em Taipei, capital da República de Taiwan/Formosa, também conhecida por República da China, o ministro dos Transportes, Yeh Kuang-shih, disse que o número total de vítimas mortais do acidente estava em 47, estando hospitalizados mais 11 ocupantes do aparelho acidentado.

Segundos os relatos da imprensa de Taiwan, o avião fazia um voo de Kaohsiung, e não de Taipé como fora anunciado anteriormente, para a ilha de Penghu, um trajecto de cerca de 82 milhas (133 quilómetros). A ligação costuma demorar cerca de 25 a 30 minutos, incluindo os procedimentos de descolagem e aterragem, naquele tipo de avião.

A partida de Kaohsiung tinha sido atrasada cerca de 01h45, devido ao mau tempo, provocado pela passagem do tufão Matmo. Testemunhas dos bombeiros do Aeroporto de Magong, onde o avião deveria aterrar, dizem que a tripulação fez uma primeira tentativa, mas abortou a aterragem, devido ao nevoeiro e chuva forte que se fazia sentir na ocasião. Ao tentar uma segunda aterragem, ainda sob intenso nevoeiro, o comandante terá confundido as luzes da povoação de Xixi, próximo da cidade de Huxi, com a iluminação do aeroporto, e se despenhado. Após o despiste o avião incendiou-se.

O site ‘Aviation Safety Network’, da Flight Safety Foundation, refere os seguintes dados sobre o avião acidentado:

ATR 72-212A, motores Pratt & Whitney Canada PW127M, cn 1145,registo B-22817, primeiro voo a 8 de Abril de 2014.

O acidente terá acontecido pelas 19h15 locais. O fuso horário de Taiwan está adiantado oito horas em relação ao UTC. Seriam 12h15 em Portugal e Angola e 08h15 no horário de Brasília.

Os jornais de Taiwan, assim como diversos especialistas entretanto ouvidos pelas televisões locais, são unânimes em atribuir ao temporal e às más condições atmosféricas as razões  decisivas que terão contribuído para este acidente.

  • A foto mostra o avião acidentado

2 Comments

  1. Pingback: NewsAvia | Avião ATR72 despenha-se em Taiwan/Formosa – 51 mortos

  2. Pingback: NewsAvia | Avião ATR acidentado em Taiwan tinha 14 anos de serviço

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica