Um avião de passageiros ATR42-300 da companhia indonésia Trigana Air Service, com 54 pessoas a bordo, encontra-se desaparecido numa zona remota do interior da província da Papua, na Indonésia.
As informações conhecidas, que foram divulgadas pela Agência Nacional de Buscas e Salvamento da Indonésia, dizem que seguiam a bordo 49 passageiros (dos quais cinco crianças) e cinco tripulantes.
O aparelho fazia a ligação entre o Aeroporto de Sentani, em Jayapura, capital da região da Papua, na ilha da Nova Guiné, e a cidade de Oksibil, no sul da região (voo TGN267).
O ATR42-300 tinha levantado voo do Aeroporto de Jayapura pelas 14h21 locais (05h21 UTC) deste domingo, 16 de agosto. A viagem até Oksibil, um percurso de 258 quilómetros tinha chegada prevista para as 15h16 locais (06h16 UTC). O contacto com a aeronave foi perdido pelas 14h55 (05h55 UTC), altura em que, presumem as autoridades, o avião da Trigana Air Service sobrevoava uma zona de floresta densa.
A aeronave, registo PK-YRN, MSN 102, realizou o seu primeiro voo em 28 de Maio de 1988, tendo 27 anos e dois meses de existência. Estava na companhia indonésia desde 2005, depois de ter voado vários anos na companhia regional norte-americana Trans States Airlines.
Buscas suspensas
A autoridade nacional de Buscas e Salvamento da Indonésia (Badan SAR Nasional) anunciou às 11h03 UTC deste domingo, através da sua conta no Twitter, que as buscas tinham sido interrompidas dada a falta de visibilidade e ao fato da noite estar a cair na zona onde provavelmente se despenhou o avião da Trigana Air Service. Os trabalhos serão retomados pelas 06h00 locais de segunda-feira (21h00 UTC deste domingo).
Buscas retomadas na manhã de segunda-feira
Foram retomadas as buscas para encontrar o avião da Trigana Air Service que desapareceu no domingo ao princípio da tarde (hora local) na região de Papua, na ilha da Nova Guiné, em território da Indonésia.
Desde o domingo à noite que existem versões não confirmadas de que camponeses da zona de Oksibil, para onde se dirigia a aeronave, encontraram destroços que seriam do avião desaparecido. As autoridades chegaram a divulgar a notícia, mas mais tarde rectificaram dizendo que havia poucas certezas sobre os relatos, pois os dados eram incertos. Por isso, chamaram a atenção para a falta de confirmação dos dados, depois de uma avaliação com autoridades locais.
As operações de busca foram retomadas pelo ar, com aviões e helicópteros militares, e por terra, com uma equipa de cerca de 150 socorristas. Aguardam-se novas notícias na manhã desta segunda-feira (madrugada no Ocidente).
Trigana Air Service já sofreu 14 acidentes graves
A Trigana Air Service, está entre as quatro companhias de transporte aéreo de passageiros de maior dimensão da Indonésia, que é o maior país muçulmano do mundo, com 250 milhões de habitantes, e é constituído por cerca de 17 mil ilhas. O canal televisivo britânico BBC revelou no domingo que a companhia já teve 14 acidentes graves, em que os aviões ficaram totalmente destruídos. Segundo a mesma fonte as quatro principais companhias aéreas indonésias continuam na lista negra da União Europeia não podendo voar sobre território dos países da comunidade, nem aterrar em aeroportos dos estados-membros. Em causa estão inconformidades técnico-operacionais verificadas não só nas companhias, como também na autoridade nacional de aviação civil.
- Última actualização – 00h10 UTC 17.Agosto.2015
- Foto do avião desaparecido é da autoria de Erwin van Hesse/Planespotters.net