A Norwegian Air Shuttle anunciou um aumento de capital de três mil milhões de coroas norueguesas (cerca de 308,7 milhões de euros), poucos dias depois do IAG, grupo que controla a British Airways, a Iberia e a Aer Lingus, entre outras companhias, ter anunciado que “não tenciona” fazer uma oferta pela companhia.
A emissão de novas ações é totalmente subscrita pelos maiores acionistas e dirigentes da companhia aérea, nomeadamente o presidente do Conselho de Administração Bjørn Halvor Kise, o presidente executivo Bjørn Kjos, e pelo bilionário norueguês John Fredriksen.
Em comunicado, a companhia aérea conhecida por liderar a introdução de voos de longo curso de baixo custo sublinha que, com o aumento de capital, pretende “aumentar sua flexibilidade financeira”.
“A Norwegian passou por um período de crescimento significativo. O foco daqui para frente será cada vez mais na redução de custos e reduções de CAPEX (capital expenditure)”, afirmou Bjørn Kjos.
A transportadora anunciou que vai implementar um plano de redução de custos até dois mil milhões de coroas norueguesas (205,8 milhões de euros).
O anúncio do aumento de capital acontece poucos dias depois do IAG ter anunciado que “não tenciona” fazer uma oferta pela Norwegian e que pretende vender a sua participação de 3,93 por cento.