Autoridades investigam incidente grave com avião ATR72 da White ao serviço da TAP

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Type Rating Airbus A320 V1, Rotate, Career Up!


O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidente Ferroviários (GPIAAF) está a investigar um incidente ocorrido com um avião turboélice bimotor ATR72-600 da White Airways, ao serviço da TAP Express, marca do grupo TAP, que supostamente terá colocado em causa a segurança de um voo entre os aeroportos de Fez, em Marrocos, e de Lisboa, em Portugal.

Uma nota informativa do GPIAAF, refere que o ATR72-212A, que realizava o voo TP1428, no dia 6 de julho, entre Lisboa e Fez, em Marrocos, sofreu uma “aterragem dura no destino”. Com um copiloto em formação aos comandos, sob supervisão do comandante, a aeronave foi “literalmente atirada para o chão”, segundo as suas palavras citadas no documento. O comandante ainda terá tentado controlar o avião, mas já não terá conseguido evitar o embate no solo com o patim da cauda e a raspagem da fuselagem traseira da aeronave.

“A aeronave continuou com a corrida de desaceleração executando a rolagem para o stand sem problemas reportados. O comandante da aeronave efetuou uma inspeção externa à aeronave, focando-se nos trens de aterragem, sem ter encontrado qualquer anomalia”, refere a nota informativa, que não oferece conclusões definitivas sobre o caso.

Fotos constantes no processo de inquérito do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves © GPIAAF

Após esta inspeção, a aeronave regressou a Portugal com 55 pessoas a bordo. No entanto, os relatórios de manutenção mostram “que foram encontrados vários danos na fuselagem traseira fora dos limites de operação da aeronave”. O caso está agora sobre investigação e deverão ser conhecidas novas informações sobre o incidente nos próximos 12 meses.

Segundo anunciou o jornal “Expresso”, que foi quem primeiro divulgou esta notícia, a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) está a investigar o caso, para apurar se foram cumpridos os devidos procedimentos, definidos para tais situações.

As companhias aéreas, quer a White Airways que opera a aeronave, quer a TAP que operava o voo comercial, não se manifestaram sobre este incidente.

 

  • As imagens do incidente constam do relatório preliminar do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidente Ferroviários.
  • A imagem de entrada mostra um avião semelhante ao que se refere esta matéria, também ao serviço da TAP Express.




Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...