Bem-vindo, !|Sair

Aviação Civil de Cabo Verde destaca papel mais interventivo na região da CEDEAO

A Agência de Aviação Civil (AAC) quer estar mais activa na região oeste-africana, disse ontem, na Cidade da Praia, o presidente do conselho de administração, João Monteiro, indicando a integração regional como um dos desafios dessa instituição reguladora.

João Monteiro, que falava numa conferência de imprensa para apresentar o programa de comemorações do 10º aniversário da agência, adiantou que AAC já é “razoavelmente activo”, mas “não tão quanto deseja”.

“Um dos desígnios da AAC é a integração africana. Estar mais activa em toda a região AFI da Organização Internacional de Aviação Civil, mas sobretudo, na região da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), onde já estamos muito bem representados através de organizações e de equipas técnicas, como o caso do grupo de acordo de Banjul”, apontou.

João Monteiro recorda, entretanto, que Cabo Verde é a ‘Holding’ da Agência de Investigação de Acidente do Grupo de Acordo de Banjul (Bagaia) e que faz parte da Comissão Africana de Aviação Civil, que é uma agência da União Africana (UA).

Aquele responsável salientou que a nível nacional aquilo que é da responsabilidade da Aviação Civil, que é a regulação e seu posicionamento enquanto autoridades, está a ser feita.

“É enveredar os esforços para adequarmos o país, a sua regulamentação e o seu sistema normativo àquilo que são as exigências internacionais, ou seja a criação de um exemplo favorável para o desenvolvimento do sector aéreo”, explicou.

No entanto, no quadro da integração africana, que se pretende, salienta, que há que ter em conta a questão da segurança em África.

Neste particular explicou que para além da aplicação das normas e das recomendações, há que fazer uma permanente supervisão da sua aplicação.

“Este é um desígnio fundamental da agência de civil  hoje em  dia”, sublinhou, adiantando há  razões para dizer que o país está bem, uma vez que  não tem  registos e nem históricos  de  situações que ponham  em causa as operações.

 

  • Matéria distribuída pela ‘Inforpress’, agência noticiosa de Cabo Verde

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica