Avianca cancela voos para Caracas após incidente com B787 no espaço da Venezuela

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Avianca Colombia, a maior companhia aérea deste país da América Latina, decidiu “cancelar todos os voos para Caracas”, na Venezuela, depois de um incidente de segurança com um avião da empresa que circulava no espaço aéreo venezuelano.

O incidente terá acontecido na noite de sexta-feira, dia 21 de outubro, quando um avião Boeing 787-8 Dreamliner da Avianca, matrícula N791AV, que fazia o voo regular AVA011 entre os aeroportos de Madrid, em Espanha, e de Bogotá, na Colômbia, foi escoltado e perseguido por dois aviões caça-bombardeiros Sukhoi da Força Aérea da Venezuela, enquanto atravessou o espaço aéreo do país vizinho.

O comandante da aeronave colombiana reportou o caso à companhia, tendo feito notar que foi surpreendido pela presença dos aviões militares venezuelanos, o que referenciou como intolerável, na medida em que a sua proximidade até colocou em risco a segurança do avião comercial da Avianca. O avião pousou no Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, pelas 20h00 locais.

A companhia fez chegar o relatório do comandante aos Ministérios da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, em Bogotá, cujos titulares, já terão mantido uma conversa telefónica com os seus homólogos venezuelanos.

Notícias oriundas de Caracas dão conta que o Presidente Nicolas Maduro, que neste fim-de-semana está ausente em visita de trabalho a países do Médio Oriente, ordenou um inquérito urgente ao acontecido.

Em Bogotá não há reações oficiais, mas fontes aeroportuárias e da Avianca anunciaram ao princípio da tarde deste sábado, dia 22 de outubro, que os voos para Caracas e sobre território da Venezuela estão cancelados até total esclarecimento do incidente.

Cancelamento não deverá ser o termo adequado, observou uma fonte aeroportuária. A decisão tomada deve entender-se como uma suspensão das operações desde que tenham de atravessar o espaço aéreo da Venezuela. Os voos para e da Europa, nomeadamente, estão a seguir rotas alternativas, com mais tempo de voo.

 

  • Notícia em desenvolvimento – 17h00 UTC

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV recebe Bombardier Dash 8 Q300 para repor ligação interilhas em Cabo Verde

A companhia TICV – Transportes Interilhas de Cabo Verde...

GOL programa início dos voos entre Brasília e Bogotá (Colômbia) para 27 de outubro

A companhia brasileira GOL Linhas Aéreas vai ampliar as...