Avião da Air Niugini cai no mar a poucos metros da praia – Salvaram-se os 47 ocupantes

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião Boeing 737-800, registo P2-PXE, da companhia Air Niugini, com bandeira da Papua Nova Guiné, caiu no mar próximo da costa na ilha de Weno, na província de Chuuk, na Micronésia, a poucos metros da pista onde deveria pousar, na manhã desta sexta-feira, dia 28 de setembro.

O aparelho que fazia uma viagem de Pohnpei, na Papua Nova Guiné, para o Aeroporto Internacional de Weno, e tinha a bordo 36 passageiros e 11 tripulantes, que, segundo fontes da companhia, foram recolhidos por pescadores da zona e levados pelos serviços de socorro aeroportuário para o hospital da cidade, onde foram assistidos. Todos estão bem e não há casos graves a reportar entre os assistidos na unidade hospitalar local, confirmam as autoridades e diversos posts colocados nas redes sociais.

Segundo pescadores que estavam na praia, o avião surgiu como se fosse aterrar na pista do aeroporto, cuja cabeceira está situada a cerca de 160 metros do local onde pousou “suavemente” na água. A expressão está a ser adiantada pelos jornalistas locais que já fazem algumas conjecturas sobre o que, eventualmente, poderá ter acontecido. Para já sabe-se que a aeronave ficou inteira e a flutuar. Foi possível abrir a porta frontal do lado esquerdo, por onde os 47 ocupantes foram retirados. Alguns lançaram-se à água, sendo recolhidos nos barcos dos pescadores que prontamente se dirigiram para o local onde o avião flutuava. O mar na zona estava muito calmo. É uma zona entre ilhas e é conhecido pela ‘Lagoa Chuuk’.

O canal de televisão asiático ABC News destaca que todos tiveram muita sorte, pois o facto do avião ter se caído (“suavemente”) numa zona de costa, pouco profunda, aliado a outro facto da presença de dezenas de pescadores na zona do acidente, evitaram que o desastre tivesse repercussões maiores, nomeadamente no que se refere a vidas humanas.

O avião sinistrado foi entregue novo pela Boeing, em 2005, à companhia Air India Express, passando depois por outra companhia indiana, a Jet Airways, até entrar na frota da Air Niugini, em 2013.

A Air Niugini, companhia nacional da Papua Nova Guiné, é uma empresa aérea de média dimensão, com uma frota de 25 aeronaves, com uma boa rede de ligações nas ilhas dos Estados Federados da Micronésia, ligando a Papua Nova Guiné a diversos aeroportos da Austrália, Ásia e Pacífico.

 

  • Fotos © Bill Davis/Facebook
  • Notícia em desenvolvimento – 1015 UTC

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...