Avião da Azul aborta descolagem em Aracaju face à eminência de colisão

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um piloto da companhia aérea Azul teve de travar bruscamente o avião na hora da descolagem para evitar uma colisão com outra aeronave no Aeroporto de Aracaju, em Sergipe, no Nordeste do Brasil. O voo sairia às 12h35 da quarta-feira, dia 14, com destino a Maceió, em Alagoas.

A notícia que está a ser veiculada pela agência noticiosa brasileira ‘Estadão’ refere que segundo o relato do comandante aos passageiros do voo, se a medida não tivesse sido tomada as aeronaves teriam colidido 20 segundos após a decolagem.

Um dos passageiros do voo da Azul, o alagoano Luciano Cabral, filmou o momento em que o piloto descreve por que tomou a decisão de abortar a partida e postou na sua página de Facebook.

 

 

O piloto explica no vídeo que a aeronave à frente não era visível porque operava “por instrumentos”. Apenas o Sistema Anticolisão de Tráfego (TCAS) identificou a eminente colisão. O equipamento, que se comunica com outras aeronaves, informa ao piloto dos procedimentos para evitar uma colisão.

Como o avião da Azul estava no chão, a solução encontrada pelo comandante foi a de acionar o freio. “(A aeronave) estava em torno de 120 metros da gente, a um quilómetro de distância do nosso prolongamento. Deus me livre, a gente acertaria nele em 20 segundos depois de descolar”, disse o piloto. “Então tivemos que abortar a desolagem. Essa é uma decisão muito rápida.”

Em nota distribuída ontem a companhia Azul – Linhas Aéreas afirmou que o avião teve a descolagem abortada “após receber indicação de potencial conflito de tráfego” por causa “da presença de outra aeronave em sua trajectória”. A aeronave foi inspeccionada por técnicos e autorizada para o voo com atraso de uma hora. A companhia disse “lamentar eventuais transtornos” e ressaltou que a acção foi “de caráter preventivo”.

Procurada para explicar o incidente, a Aeronáutica Militar Brasileira, responsável pelo controle de tráfego aéreo, disse na noite de ontem que “está averiguando” o caso.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Greve dos controladores em França cancela quase 90 voos nos aeroportos portugueses

A greve dos controladores de tráfego aéreo em França...

LAM pretende resolver proibição das autoridades portuguesas ao transporte de carga oriunda da Moçambique

O gestor responsável pela reestruturação da LAM – Linhas...