Bem-vindo, !|Sair

Avião da Azul enterra trem de nariz no final da pista em Passo Fundo – com vídeo

A Unicâmbio dá milhas 1€=1MilhaUm avião Embraer ERJ-195 da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, registo PR-AZA, saiu com o trem de nariz do asfalto quando estava a rodar no final da pista para inverter a marcha, tendo ficado com o trem dianteiro atolado no relvado (gramado na terminologia brasileira) de segurança, no Aeroporto Regional Lauro Kortz, em Passo Fundo, no Estado do Rio Grande do Sul.

A aeronave tinha acabado de pousar, na sexta-feira, dia 16 de março, pelas 10h05 locais, e dirigia-se para a posição de estacionamento quando se verificou o incidente. Fazia o voo AD4253 procedente do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no Estado de São Paulo.

Não se registaram quaisquer incidentes pessoais. Os passageiros foram transportados para o terminal do aeroporto pelos serviços de handling que assistem a companhia aérea em Passo Fundo.

O movimento no aeroporto foi interrompido e só reaberto depois do avião ter sido retirado, pelas 19h00 locais. O ERJ-195 da Azul está a ser sujeito a uma inspeção pelos serviços de manutenção técnica da companhia aérea.

Desde há algum tempo que a companhia aérea vem reclamando dos problemas estruturais no Aeroporto de Passo Fundo. Na quinta-feira, dia 15 de março, a Azul anunciou que vai reduzir de três para dois voos diários as ligações na rota Campinas-Passo Fundo-Campinas, tendo adiantado a hora do voo noturno devido à pista continuar a não ter sinalização luminosa horizontal. Ao adiantar esse voo, que operará ainda com hora diurna no aeroporto gaúcho, a Azul retirou o que era feito ao meio do dia.

Contudo, o incidente verificado deu-se durante o dia, e no retorno do avião para o terminal, mas também, justificam fontes aeronáuticas brasileiras, devido à zona de manobra ser estreita.

 

 

  • No canal YouTube está disponível um vídeo da autoria de André Rosa em que foram gravados os momentos finais da aterragem e podemos escutar o comandante a reconhecer que houve uma falha na manobra da aeronave e a pedir desculpa aos passageiros, aos quais indica que um ônibus (autocarro em português europeu) irá os buscar ao avião.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica