Avião da FAP ajuda a resgatar 221 migrantes irregulares no Mediterrâneo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Força Aérea Portuguesa (FAP), integrada na operação ‘Triton’ da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX), resgatou no domingo passado, dia 9 de agosto, 221 migrantes irregulares que tentavam atravessar o Mediterrâneo numa embarcação de pesca, anunciou o Estado-Maior-General das Forças Armadas, em Lisboa.

Uma aeronave “P-3C CUP+”, da FAP, que se encontra em missão na Base Naval de Sigonella, em Itália, socorreu 39 crianças, 39 mulheres e 143 homens do barco de pesca no qual tentavam atravessar o Mar Mediterrâneo, durante mais de sete horas de voo.

As operações, que envolveram meios de vários países que integram a agência europeia ‘Frontex’, foram coordenadas pelas autoridades italianas do Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Roma, refere o EMGFA (Estado-Maior-General das Forças Armadas) num comunicado na sua página da internet, disponibilizado nesta terça-feira, 11 de agosto.

Segundo a mesma nota, o destacamento da Esquadra 601 – “Lobos” encontra-se localizado na Base Naval de Sigonella, Itália, juntamente com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, com a finalidade de participar no esforço da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX) para controlo da imigração irregular no Mediterrâneo.

“Estas operações de vigilância marítima decorrem numa área que vai do sul de Itália ao norte da Líbia, com especial foco nas ilhas de Malta e de Lampedusa”, acrescenta o EMGFA.

A missão do destacamento da Esquadra 601 – “Lobos” da FAP teve início a 1 de julho e termina no dia 31 de agosto.

 

Sobre a missão do passado domingo o Estado Maior da Força Aérea Portuguesa disponibilizou este vídeo que mostra uma das embarcações encontradas no Mediterrâneo

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...