Um avião da companhia aérea açoriana SATA Air Açores foi atingido na manhã desta sexta-feira, dia 23 de junho, por um raio durante o voo, “sem provocar” ferimentos nos passageiros e tripulantes, mas o aparelho será “inspecionado”, revelou a transportadora aérea portuguesa, com sede na Região Autónoma dos Açores.
Fonte da assessoria de imprensa do grupo SATA explicou à agência de notícias ‘Lusa’ que o incidente ocorreu “esta manhã, durante um voo interilhas da SATA Air Açores”, que assegura as ligações entre as nove ilhas dos Açores, não revelando mais pormenores.
Numa nota informativa enviada às redações, a SATA informa que “em consequência de um raio ter atingido um avião da SATA Air Açores, por uma questão técnica a referida aeronave terá que ser inspecionada”, acrescentando que “terá que reorganizar” a sua operação durante esta sexta-feira.
A companhia assegura que “está a desenvolver todos os esforços para reacomodar os passageiros em ligações alternativas, com a maior brevidade possível e de acordo com a disponibilidade de lugares que se apresentarem a cada momento”.
A SATA lamenta ainda o ocorrido, “ao qual é alheia”, reiterando que “está a tentar solucionar a situação dos passageiros que possam ser afetados” pelo incidente.
O avião envolvido neste incidente é o DHC Dash 8-400, matrícula CS-TRD. Fazia um voo entre as ilhas do Pico e da Terceira, quando foi apanhado por violenta trovoada.