Avião da SkyUp que fazia voo da Madeira para a Ucrânia aterra na Moldávia

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A companhia aérea ucraniana SkyUp Airlines disse neste domingo, dia 13 de fevereiro, que o voo que ligava a ilha da Madeira à cidade de Kyiv (antes denominada Kiev), capital da Ucrânia, aterrou em Chisinau, Moldávia, porque a empresa irlandesa, proprietária do aparelho, proibiu as aeronaves de sua propriedade de sobrevoarem o espaço aéreo da Ucrânia.

“De acordo com a exigência do proprietário do avião (…) o voo PQ0902 da rota Funchal-Borispol foi obrigado a aterrar em Chisinau”, refere a companhia aérea num comunicado publicado na sua página da internet. Segundo a nota, “o proprietário [do avião], residente na Irlanda, informou a companhia aérea sobre a proibição imediata da entrada da aeronave UR-SQO no espaço aéreo da Ucrânia”.

“Apesar de todos os esforços da companhia aérea e da disponibilidade das estruturas estatais ucranianas para apresentar uma solicitação ao arrendador, o proprietário do avião negou categoricamente, no momento em que o avião já se deslocava para Kiev”, escreve a SkyUp.

A companhia aérea refere no comunicado que conseguiu autorização para aterrar no aeroporto mais próximo da Ucrânia, em Chisinau, na capital da Moldávia, e que organizou “o transporte, assim como alimentação, dos 175 passageiros para a capital” ucraniana.

Isto aconteceu pouco depois de a comunicação social ucraniana anunciar que algumas das mais importantes seguradoras internacionais deixaram de cobrir as companhias aéreas que sobrevoam a Ucrânia a partir de segunda-feira, devido à ameaça de um ataque russo.

De acordo com o mesmo portal, no sábado, as maiores seguradoras britânicas, que por sua vez reasseguram outras seguradoras, enviaram uma carta oficial a todos os arrendadores de aeronaves para os avisar de que a cobertura dos seguros na Ucrânia, e para os aviões que sobrevoam o país, deixará de funcionar no prazo de 48 horas.

A medida significaria um bloqueio aéreo sobre o país, já que “nenhum avião descolaria a partir da Ucrânia nem aterraria na Ucrânia a partir do meio dia de segunda-feira”, disse à agência de notícias ‘EFE ‘uma fonte da Strana.

O avião Boeing 737-800 da SkyUp Airlines, que fazia o voo PQ902 descolou do Aeroporto da Madeira-Cristiano Ronaldo no sábado, dia 12 de fevereiro, pelas 21h04 locais, e deveria aterrar no Aeroporto Internacional de Kyiv/Borispol pelas 04h00 locais deste domingo. A companhia ucraniana voa uma vez por semana para a Madeira, transportando essencialmente turistas que passam férias nesta ilha portuguesa no Oceano Atlântico, situada a cerca de 970 quilómetros do continente europeu e conhecida pelo seu clima ameno e sub-tropical.

 

  • Informação distribuída pela agência portuguesa de notícias ‘LUSA’.

1 COMENTÁRIO

  1. “o proprietário do avião negou categoricamente, no momento em que o avião já se deslocava para Kiev” o avião esta registado na Ucrânia e não pode aterrar na Ucrânia? e se o Governo ucraniano requisitar militarmente o avião, o que faz o proprietário?
    impera a “amizade” entre proprietários, seguradoras e utilizadores… é tão bonito…

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...