Avião da TAP leva material de combate à pandemia para a Guiné-Bissau

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A República da Guiné-Bissau recebeu nesta terça-feira, dia 28 de abril, material de diagnóstico e proteção de combate à pandemia de covid-19 enviado de Lisboa pela Fundação Calouste Gulbenkian.

O material foi transportado num voo especial da TAP Air Portugal, fretado pelo Governo Português para repatriamento de cidadãos portugueses que estavam na Guiné-Bissau.

O avião, um Airbus A321neo LR, matrícula CS-TJP, descolou do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, pelas 10h25 locais desta terça-feira, tendo aterrado no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, na cidade de Bissau, pelas 13h40 locais. Descolou de regresso a Portugal às 15,55 locais, aterrando em Lisboa às 21h10.

A Fundação Calouste Gulbenkian anunciou em comunicado que o material de diagnóstico enviado inclui 500 kits de análise em PCR, com respetivos reagentes, que vão permitir realizar 1.000 testes à covid-19 pelo Laboratório de Saúde Pública da Guiné-Bissau.

O material de proteção enviado inclui viseiras, máscaras e batas para os técnicos de laboratório, refere-se no comunicado.

“Além desta entrega de material ao Laboratório Nacional de Saúde Pública da Guiné-Bissau, a Fundação reforçou ainda o apoio à Direção de Serviços de Saúde Comunitária, através de uma organização não-governamental (ONG), que tem no terreno um projeto de comunicação e sensibilização para a pandemia, com agentes de saúde comunitários a nível nacional”, acrescenta-se na nota.

A Fundação Calouste Gulbenkian coopera com a Guiné-Bissau há mais de 50 anos, nomeadamente no setor da saúde, educação e reforço de organizações não-governamentais de apoio ao desenvolvimento.

A Guiné-Bissau registou até hoje 74 casos de covid-19, entre os quais se encontra uma vítima mortal e 18 recuperados.

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, prolongou no domingo, dia 26 de abril, o estado de emergência no país até 11 de maio.

No âmbito do combate à pandemia, as autoridades guineenses encerraram também as fronteiras, serviços não essenciais, incluindo restaures, bares e discotecas e locais de culto religioso, proibiram a circulação de transportes urbanos e interurbanos e limitaram a circulação de pessoas ao período entre as 07h00 e as 14h00.

O estado de emergência foi declarado pela primeira vez no país a 28 de março e já foi prolongado duas vezes.

 

  • Na imagem avião da TAP em Bissau – Foto de Arquivo (2014)

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...