Avião de combate a incêndios sofre incidente em barragem do Algarve

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião Air Tractor 802 Fire Boss que integra o dispositivo de combate a fogos florestais em Portugal sofreu na tarde desta quinta-feira, dia 25 de julho, uma avaria, quando efetuava uma manobra de reabastecimento de água na barragem do Beliche, no concelho de Castro Marim, no Algarve, anunciou a Proteção Civil, que adiantou que o piloto saiu ileso.

“O alerta foi dado às 18h40, tendo sido acionados os meios de socorro, que de imediato reconheceram o local por forma a identificar a localização do acidente. O piloto saiu ileso, havendo a registar apenas danos materiais”, refere um comunicado da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Segundo a ANEPC, a aeronave, um avião anfíbio médio Fire Boss, encontrava-se estacionada na Base Aérea n.º 11, no distrito de Beja, e dirigia-se para o combate a um incêndio rural na freguesia de Cachopo, concelho de Tavira, no distrito de Faro, que entretanto ficou extinto ao princípio da noite desta quinta-feira.

“As causas do acidente serão apuradas pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários, entidade com competência em matéria de investigação de acidentes com aeronaves”, acrescenta o comunicado da ANEPC.

Não foi revelada a matrícula da aeronave, nem a extensão dos estragos. Um responsável da Proteção Civil, antes da divulgação do comunicado da ANEPC, tinha dito a um canal televisivo que o avião estava intacto flutuando nas águas da albufeira da barragem, facto que é desmentido pela comunicação oficial, que se refere a danos materiais.

Recorde-se que no passado dia 3 de julho um avião semelhante que integrava também o dispositivo de combate a fogos florestais em Portugal fez uma amaragem acidentada no Rio Zêzere, na albufeira da Barragem de Castelo de Bode, tendo quebrado o sistema de flutuadores e se afundado (LINK notícia relacionada). Procedia também a uma manobra de reabastecimento de água (normalmente designada pelo nome inglês de scooping), tendo o piloto saído ileso. O avião foi recuperado no dia seguinte por mergulhadores dos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...