Avião de paraquedistas cai na Suécia – Morreram os nove ocupantes

Um avião ligeiro Gippsland GA-8 Airvan, monomotor, matrícula SE-MES, propriedade do Clube de Paraquedismo de Umeå, no norte da Suécia, caiu cerca de 45 minutos após a descolagem, tendo morrido todos os nove ocupantes da aeronave.

O acidente verificou-se neste domingo, dia 14 de julho, pelas 14h15 locais (12h45 UTC), tendo o aparelho caído a pique sobre a ilha de Storsandskar, no Rio Umeå. A bordo seguiam o piloto e oito paraquedistas que iam ser lançados.

Testemunhas citadas pela imprensa sueca afirmam que alguns dos paraquedistas tentaram saltar antes do avião cair, mas não conseguiram abrir os seus paraquedas. Os prejuízos são totais e não há sobreviventes, disse a porta-voz da região administrativa de Vasterbotten, onde o avião caiu.

É o segundo acidente grave com um avião de lançamento de paraquedistas nas últimas três semanas. Os sinistros totalizam 20 mortos. No passado dia 21 de junho um Beechcraft 65-A90 King Air caiu na ilha de Oahu, no Hawai, arquipélago no Oceano Pacífico que é território dos Estados Unidos da América, tendo morrido todos os 11 ocupantes. Também levava a bordo um grupo de associados do Clube de Paraquedismo de Oahu, que iria saltar.

 

  • Imagem de abertura mostra o avião envolvido no acidente que matou nove pessoas neste domingo na Suécia. Foto © Skydive Umeå.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica