Um avião Embraer ERJ-190AR da companhia Azerbaijan Airlines, do Azerbaijão, caiu na manhã desta quarta-feira, dia 25 de dezembro, no Aeroporto de Aktau, na cidade de Baku, capital do Casaquistão, provocando diversas vítimas. A bordo seguiam 67 passageiros e cinco tripulantes. Estão em curso as operações de socorro, não havendo, por enquanto qualquer estimativa acerca do número de fatalidades.
As primeiras informações indicam que o avião, matrícula 4K-AZ65, fazia um voo regular (AHY8243) entre a cidade de Baku e Grozny, na Chechénia (Rússia), quando, após a descolagem, lançou um alerta de avaria, tendo caído pelas 06h28 UTC (10h28 em Baku). Segundo os registos dos radares de rastreio da ‘Flightradar24’, a aeronave que já estava a retornar ao aeroporto de partida e a fazer a aproximação para uma aterragem de emergência. Começou a perder altitude e acabou por imobilizar-se com grande impacto nas instalações da infraestrutura aeroportuária onde ficou envolvido numa bola de fogo.
Os bombeiros conseguiram dominar o incêndio e decorrem os trabalhos de socorro e desencarceramento dos ocupantes. As autoridades indicaram que existem 14 ocupantes da aeronave que foram levados para hospitais da zona, cinco dos quais estão numa unidade de cuidados intensivos. Fontes aeroportuárias admitem que o avião possa ter colidido com uma ave de grande dimensão ou com um bando de aves, e tenha sofrido avarias graves nos dois motores.
A companhia aérea indicou que o avião estava a tentar uma aterragem de emergência no Aeroporto de Baku, após avaria grave.
- Notícia em desenvolvimento – atualizada às 08h20 UTC