Avião executivo apreendido em Bissau com cocaína proveniente da Venezuela

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Diretor Nacional da Polícia Judiciária (PJ) da Guiné-Bissau, Domingos Correia, informou neste domingo, dia 8 de setembro, que foi apreendido um avião executivo no sábado, dia 7, no aeroporto de Bissau que transportava 2,6 toneladas de cocaína proveniente da Venezuela.

“A Polícia Judiciária comunica a apreensão de 2.633,1 kg de cocaína, que estavam a bordo de uma aeronave Gulfstream IV, com matrícula XA-SBT (México), proveniente da Venezuela. A apreensão foi realizada ontem [sábado], 07 de setembro, pelas 13h46, no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira”, refere um comunicado de imprensa divulgado pela PJ neste domingo.

Todos os cinco ocupantes da aeronave, dois cidadãos do México, um colombiano, um cidadão do Equador e um do Brasil, foram detidos pela PJ e vão ser presentes ao Ministério Público nesta segunda-feira, dia 9, para o primeiro interrogatório judicial e a subsequente aplicação de medidas de coação.

Esta operação, denominada ‘Landing’, contou com a colaboração da DEA (Drug Enforcement Administration) dos Estados Unidos da América e do MAOC (N) – Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcóticos, acrescentou a PJ.

Esta agência internacional de combate aos narcóticos tem sede em Lisboa, é uma iniciativa de seis países membros da União Europeia (UE) e do Reino Unido e é cofinanciada pelo Fundo para a Segurança Interna da União Europeia.

O diretor da PJ da Guiné-Bissau referiu que a contou igualmente “com a efetiva colaboração” da Guarda Nacional, da Polícia de Ordem Pública e dos Serviços de Informação de Estado (SIS, a secreta guineense).

O passo seguinte, indica ainda Domingos Correia, é prosseguir com as investigações para o desmantelamento da rede de pessoas envolvidas na aterragem do avião em causa.

“A Polícia Judiciária reafirma o seu compromisso e determinação em intensificar o combate ao tráfico internacional de estupefacientes, contando com a vital cooperação internacional que tem sido um pilar fundamental no sucesso das operações contra o crime organizado”, escreve Domingos Correia no comunicado.

Fotos © Rádio Capital FM Guiné-Bissau /Página de Facebook.

O avião apreendido teve como última escala, antes de chegar a Bissau, o aeroporto de George Town, nas Bahamas, segundo as plataformas de rastreio de voo de aeronaves. Nas últimas semanas tinha estado estacionado em Las Vegas, nos EUA.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Instituto Piaget e TAP juntos para revolucionar a manutenção aeronáutica com IA e realidade aumentada 

O Instituto Piaget é a única instituição de ensino portuguesa a...

IATA discorda da multa aplicada pelo Governo de Espanha às companhias de baixo custo

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) condenou a...