Avião executivo turco cai no Irão – Morreram os 11 ocupantes

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

APP NEWSAVIA - Agora com chat e descontos em cupões


 

Um jato executivo Bombardier CL-600-2B16 Challenger 604, de matrícula turca, com 11 pessoas a bordo, despenhou-se na tarde deste domingo, dia 11 de março, numa montanha próxima da cidade de Shahr-e Kord, cerca de 370 quilómetros a sul de Teerão, capital da República Islâmica do Irão. Um comunicado governamental distribuído na capital iraniana, nesta noite, confirma que todos os ocupantes do aparelho morreram e que foram recolhidas partes de corpos calcinados para exames de DNA.

Esta imagem de autor desconhecido foi publicada no Irão, como sendo do incêndio que se seguiu ao embate do jato executivo do milionário turco Basaran, numa montanha iraniana.

O avião privado, pertencente à empresa turca Bresolin Holding (Basaran Investments), tinha descolado do Aeroporto de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, com destino a Istambul, na Turquia. A bordo seguiam oito passageiros e três tripulantes. A Autoridade Nacional de Aviação Civil do Irão confirmou a ocorrência do desastre. Reza Jafarzadeh, porta-voz da entidade, disse aos jornalistas que o avião levava a bordo onze pessoas e que terá embatido numa montanha pelas 18h45 locais. Foram acionados meio de socorro e resgate que conseguiram alcançar o topo da montanha ajudados por diversos camponeses residentes na área. A noite já tinha caído e havia gelo o que dificultou o trabalho dos socorristas, entretanto ajudados por helicópteros militares, que iluminaram a zona do desastre.

O aparelho tinha a matrícula TC-TRB e segundo um site turco de notícias de aviação era pilotado pela filha de um conhecido locutor desportivo iraniano, Huseyin Basaran, que faleceu há poucos anos e que era uma pessoa muito conhecida e estimada pelos turcos.

Mina Basaran, filha e herdeira do dono da Basaran Investments, de roupão branco, fotografada com as sete amigas que se deslocaram aos Emirados Árabes Unidos para uma festa privada e que no regresso a Istambul morreram na queda do Challenger 604. Foto © Instagram/Mina Basaran.

Evento Participativo LusoAvia - Aceda ao grupo de linkedin.Ainda segundo a imprensa turca a bordo seguiam a filha e herdeira do dono da Basaran Holdings, acompanhada por sete amigas que regressavam de uma festa de despedida de solteiro nos Emirados Árabes Unidos. Está a ser divulgada a imagem que mostramos acima, que foi colocada na conta de Instagram de Mina Basaran, precisamente no sábado, dia da festa, e que mostra as oito amigas durante a estada em Sharjah, no spa do hotel de luxo onde ficaram hospedadas.

Este é o segundo desastre aéreo grave que ocorre no corrente ano no espaço aéreo do Irão. No passado mês de fevereiro, um avião ATR72 da Iran Aseman Airlines despenhou-se nas montanhas Zagros, próximo da cidade de Semiron, quando realizava um voo de Teerão para Yasuj. Morreram os 65 ocupantes do aparelho (LINK notícia relacionada).

 

  • Na imagem de abertura vemos o jato acidentado. Foto © Adrian Cilia
  • Notícia atualizada – 19h10 UTC

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Greve dos controladores em França cancela quase 90 voos nos aeroportos portugueses

A greve dos controladores de tráfego aéreo em França...

LAM pretende resolver proibição das autoridades portuguesas ao transporte de carga oriunda da Moçambique

O gestor responsável pela reestruturação da LAM – Linhas...

Transavia aumenta capacidade de voos de Portugal para França e Países Baixos no próximo Inverno

A companhia franco-neerlandesa Transavia abriu as vendas do seu...