Avião ligeiro despenha-se no Gramado (Rio Grande do Sul, Brasil) – Morreram os 10 ocupantes

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião ligeiro bimotor turboélice Piper PA-42-1000 Cheyenne 400, matrícula PR-NPN, caiu na manhã deste domingo, dia 22 de dezembro, no centro da cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, Estado do Rio Grande do Sul, após a descolagem do Aeroporto Regional de Canela, município próximo do local da queda da aeronave.

A bordo da aeronave seguiam 10 pessoas, todas da mesma família, que, segundo informações confirmadas pelo governador do Estado, morreram no acidente. Outras 15 pessoas foram assistidas em estabelecimentos hospitalares da localidade, não se tendo registado casos graves.

O acidente verificou-se pelas 09h30 locais (12h30 UTC), após o avião descolar, alguns minutos antes, num cenário de neblina, chuva e mau tempo do aeroporto regional de Canela, dedicado à aviação ligeira. Caiu na Avenida das Hortênsias, uma das zonas mais centrais do município de Gramado, sobre um prédio de habitação, uma pousada e uma loja comercial de venda de mobiliário. Declarou-se um incêndio que esteve a ser combatido por equipas do Corpo de Bombeiros, da Brigada Militar e da Polícia Civil, que estiveram desde a manhã no local e que também investigam as circunstâncias do acidente.

O avião tinha descolado com plano de voo para Jundiaí, no interior do Estado de São Paulo. A queda, segundo algumas testemunhas citadas pela imprensa brasileira, terá sido provocada pelo embate da aeronave na chaminé de uma casa, no momento em que ganhava altitude.

O Gramado é um dos locais mais procurados para férias de Natal e Passagem de Ano no Brasil. Situado na Serra Gaúcha reproduz cenários característicos da época na Europa, num cenário de grande influência germânica, com frio e neve que também surgem em dezembro. Gramado, Cidade Natal, está de luto, tendo as autoridades locais, lamentado o acidente que marca de forma bastante triste esta época no município. Inclusive o Presidente da República, Lula da Silva, distribuiu uma mensagem de solidariedade com a população e os familiares das vítimas. Estima-se que na época de Natal se desloquem para a Serra Gaúcha entre 1,5 a dois milhões de turistas.

O avião era propriedade do empresário Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, que também pilotava a aeronave. A bordo seguiam a sua esposa, três filhos, uma irmã e o cunhado, a sogra e mais duas crianças. Todos faleceram no desastre.

  • Notícia atualizada às 22h00 UTC de 22 de dezembro de 2024

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Lisboa na lista dos aeroportos com melhor desempenho no tratamento de bagagens

O Aeroporto Humberto Delgado/Lisboa perde ou danifica apenas 0,16%...

Avincis explora opções para um novo centro global de excelência de formação na Europa

A Avincis, a maior prestadora de serviços aéreos de...