Um avião ligeiro bimotor turboélice Piper PA-42-1000 Cheyenne 400, matrícula PR-NPN, caiu na manhã deste domingo, dia 22 de dezembro, no centro da cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, Estado do Rio Grande do Sul, após a descolagem do Aeroporto Regional de Canela, município próximo do local da queda da aeronave.
A bordo da aeronave seguiam nove pessoas, incluindo quatro crianças, que, segundo informações confirmadas pelo governador do Estado, morreram no acidente. Outras 15 pessoas foram assistidas em estabelecimentos hospitalares, desconhecendo-se o seu estado de saúde.
O acidente verificou-se pelas 09h30 locais, após o avião descolar num cenário de neblina, chuva e mau tempo do aeroporto regional de Canela, dedicado à aviação ligeira, caindo poucos minutos depois na Avenida das Hortênsias, uma das zonas mais centrais do município de Gramado, sobre um prédio de habitação, uma pousada e uma loja comercial. Declarou-se um incêndio que esteve a ser combatido por equipas do Corpo de Bombeiros, da Brigada Militar e da Polícia Civil, que se encontram desde a manhã no local e que também investigam as circunstâncias do acidente.
O avião tinha descolado com plano de voo para Jundiaí, no interior do Estado de São Paulo. A queda, segundo algumas testemunhas citadas imprensa brasileira, terá sido provocada pelo embate da aeronave na chaminé de uma casa.
O Gramado é um dos locais mais procurados para férias de Natal e Passagem de Ano no Brasil. Situado na Serra Gaúcha reproduz cenários característicos da época na Europa, nomeadamente o frio e a neve que surge também em dezembro. Gramado, Cidade Natal, está de luto, tendo as autoridades locais, lamentado o acidente que marca de forma bastante triste esta época no município. Estima-se que na época de Natal se desloquem para a Serra Gaúcha entre 1,5 a dois milhões de turistas.
- Notícia em desenvolvimento – Última atualização: 16h30 UTC