Avião militar norte-americano cai no Afeganistão – Há vítimas

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Está já identificado o avião que caiu na madrugada desta segunda-feira, dia 27 de janeiro, em Deh Yak, na província de Ghazni, numa área controlada pelos rebeldes Taliban. Trata-se de um Bombardier E-11A das Forças Armadas dos Estados Unidos da América. A autoridade nacional de aviação civil do Afeganistão confirmou o acidente e diz que o avião terá caído de madrugada, e que se incendiou após a queda ou aterragem de emergência. As fontes governamentais disseram que havia populares junto do aparelho a ajudar no socorro, o que, segundo as fotos que chegaram ao Ocidente, foi desnecessário, infelizmente, pois o aparelho foi logo pasto de chamas.

O Pentágono, onde está sediada a estrutura de cúpula militar norte-americana, reconheceu nesta tarde, depois de um silêncio de mais de 12 horas, que está a investigar a queda de um avião que estava ao serviço da US Air Force, no Afeganistão, sem adiantar outros pormenores sobre a missão e as suas funções. Também não abordou o número de vítimas, mas adiantou que o aparelho não foi abatido como estão a  reivindicar os rebeldes Taliban, que controlam o território ode a aeronave se despenhou, por razões desconhecidas.

Inicialmente as notícias indicavam que se tratava de um avião de passageiros, e algumas fontes disseram mesmo que era um Boeing 737-400 da companhia nacional afegã Ariana Afghan Airlines, que logo desmentiu o envolvimento de qualquer um dos seus aviões.

Entretanto, as imagens chegadas à Europa através das redes sociais e que terão sido obtidas por populares que vivem próximo da zona do acidente, permitiram identificar a aeronave, como sendo um Bombardier E-11A, versão de transporte militar do jato executivo Bombardier Global Express, muitas vezes utilizado para transporte de entidades governamentais e chefias militares e, também, como avião espião e de apoio logístico, nomeadamente às telecomunicações em campos de operação militar.

As imagens e vídeos que já invadem as redes sociais mostram o avião totalmente destruído, consumido por um incêndio. Provavelmente que existem vítimas, tal como já anunciaram fontes da autoridade nacional de aviação do Afeganistão, mas por enquanto sem confirmação oficial.

 

  • Notícia atualizada às 19h00 UTC

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...