Notícia atualizada no seguinte LINK
Um avião ligeiro, de matrícula francesa, a bordo do qual seguiam um homem e uma mulher, caiu na tarde desta quinta-feira, dia 19 de maio, sobre o telhado de residências numa das ruas principais da localidade de Arbizu, na província espanhola de Navarra, depois de chocar com um abutre.
Segundo o ‘Diário de Navarra’, a aeronave tinha descolado do Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, na cidade de Coimbra, em Portugal, e seguia viagem para Dax, em França, em cujo aeródromo deveria pousar ao fim da tarde. Contudo, esta informação foi mais tarde desmentida e na estação pública de televisão portuguesa, a RTP, foi afirmado que o avião participava numa prova de aviação desportiva e se dirigia para uma aeródromo na zona de San Sebastian, além de indicar que o casal que seguia a bordo era constituído por dois cidadãos portugueses. Outras notícias em jornais digitais de Navarra, referem que seguiam três pessoas no avião. Só na sexta-feira, certamente, serão confirmados os dados do acidente.
O acidente, do qual resultou a morte confirmada de dois ocupantes da aeronave, aconteceu pelas 18h00 locais, não se tendo verificado quaisquer danos pessoais em terra. Os bombeiros e a Guarda Civil receberam a comunicação do desastre pelas 18h10 locais, tendo se deslocado ao sítio, onde, infelizmente, constataram a morte dos dois tripulantes do avião. Alguns residentes, na maioria idosos, tiveram de ser assistidos numa unidade hospitalar, mas apenas devido ao susto que apanharam com a queda do avião sobre as suas residências. Todos regressaram a casa.
Segundo dados obtidos em Portugal, trata-se de um avião ligeiro Robin DR-400-180 Régent, construído em 2001 pela fábrica francesa ‘Avions Pierre-Robin’. Tinha a matrícula F-GXBB.
Arbizu, na província e Comunidade Autónoma de Navarra, que integra o denominado País Basco, fica muito próximo da fronteira com a França.
- Notícia em atualização – 23h00 UTC
- Foto de entrada: Twitter/@BomberosNavarra.
Não se trata de uma aeronave de categoria ultra-ligeira , mas sim de aviação ligeira !
estavam a bordo três pessoas e até este momento não se confirma que os sinistrados sejam de nacionalidade portuguesa
Tem razão. As informações disponíveis não estavam correctas, assim como a nossa notícia. Substituída por outra que publicámos nesta sexta-feira, dia 20 de maio. Pode ser lida no link: https://newsavia.com/queda-em-espanha-de-aviao-que-saiu-de-coimbra-provocou-tres-mortos/
Grato pela vossa colaboração.