Aviões comerciais reportarão posição geográfica em cada 15 minutos de voo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Os aviões de carreira serão brevemente obrigados a assinalar as suas posições sobre os voos de 15 em 15 minutos a fim de melhorar as diretivas de segurança para a indústria da aviação, declarou quinta-feira a Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO/OACI).

Num breve comunicado publicado na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, a ICAO/OACI indica que a nova norma fará parte duma iniciativa mundial de controlo, na sequência do desaparecimento do voo da Malaysia Airlines MH370.

A perda do MH370, em Março de 2014, desencadeou uma campanha mundial com vista à implementação de um sistema que tornará possível localizar o itinerário exato e a última posição duma aeronave, lembra a nota.

Citando John IIIson, chefe de Segurança da ICAO/OACI, Secção Operacional, o documento refere que a norma em causa, se for adotada, “poderá entrar em vigor brevemente”.

“A proposta é garantir que as aeronaves no espaço aéreo oceânico não coberto por um sistema de controlo da navegação aérea como o radar, reportem em troca as suas operações pelo menos de 15 em 15 minutos para se certificar de que a posição da aeronave seja conhecida numa base mais frequente que a situação de hoje”, explicou Illson.

A ICAO/OACI pretende que o sistema de controlo entre em vigor, a partir desde ano, a fim de que as companhias aéreas possam começar a executar os procedimentos.

John IIIson admitiu, no entanto, que os países iriam precisar de tempo para criar os regulamentos e regras antes de a norma se tornar obrigatória.

“A ICAO/OACI poderá efetivamente forçar as companhias aéreas a agir para que as normas que ela estabelece se tornem geralmente em exigências regulamentares nos seus 191 Estados-membros, mas a agência prefere tomar decisões por consenso”, acrescentou IIIson.

1 COMENTÁRIO

  1. Acho muito bem que assim seja no entanto, é preciso ter cuidado com o que se publica, sobretudo nos titulos, porque não é bonito publicar coisas que, mesmo não sendo (totalmente) mentira, não correspondem à verdade; É certo que a OACI apresentou um projecto de alteração do regulamento que, se for aprovado, obrigará a isto mas ainda não foi sequer discutido e muito menos aprovado pelo que dizer, “Aviões Comerciais Reportarão Posição Geográfica Em Cada 15 Minutos De Voo” não é correcto. O correcto seria algo parecido com “se for aprovada a alteração de regulamento proposta, Aviões Comerciais Reportarão Posição Geográfica Em Cada 15 Minutos De Voo”… Parece igual mas não o é.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

KC-390 da FAP ganha prémio mais importante em festival internacional no Reino Unido

Um avião KC-390 Força Aérea Portuguesa (FAP) foi distinguido...

Pilotos da TACV marcam greve de uma semana partir de 24 de julho

Os pilotos da TACV – Transportes Aéreos de Cabo...

Governo reuniu-se com a ANA para preparar o projeto do Novo Aeroporto de Lisboa/Luís de Camões

O ministro das Infraestruturas e Habitação e o secretário...