A SATA Azores Airlines diz que foram cancelados cinco dos 12 voos programados para esta sexta-feira, dia 18 de outubro, devido à greve dos tripulantes de cabina decretada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e que compreende ainda mais três dias: sábado, 19; domingo, 20; e segunda-feira, dia 21.
Segundo o comunicado os voos cancelados foram: Ponta Delgada-Praia-Ponta Delgada; Lisboa-Ponta Delgada; Lisboa-Terceira-Lisboa. “Os passageiros afetados foram todos reacomodados em voos do Grupo SATA ou em voos operados por parceiros aéreos”, assegura a companhia aérea.
Nas circunstâncias em que a reacomodação não foi possível no próprio dia, a companhia aérea assegurou a assistência em terra necessária (a saber: alojamento, transporte e refeições, de acordo com cada caso). No que respeita aos próximos dias, à semelhança desta sexta-feira, estão assegurados os voos de serviços mínimos obrigatórios, que compreendem as ligações entre o Continente Português e as ilhas de Santa Maria, Faial e Pico.
No dia 21 de outubro, último dia de greve, acrescerão às ligações Lisboa-Ponta Delgada-Lisboa (voos S4 121 e S4 124); Terceira-Lisboa-Terceira (voos S4 136 e S4 137); Ponta Delgada-Porto-Ponta Delgada (voos S4 172 e 173), voos operados em regime de ACMI. Estes voos estavam contratados antes do pré-aviso de greve.
No âmbito do plano de contingência a transportadora aérea tem efetuado um acompanhamento permanente da situação, procurando antecipar a reacomodação de passageiros em voos alternativos. Não obstante, e uma vez que a greve terá a duração de quatro dias consecutivos, os passageiros que têm reservas efetuadas para as datas em questão, poderão solicitar a alteração da sua viagem para data posterior (sem custos adicionais) ou solicitar o reembolso da mesma.
Para tal, deverão contactar a transportadora através dos habituais pontos de contacto físico (lojas aeroportos ou cidade) ou por via do Contact Center através do +351 296 209720 (do estrangeiro) pelo 707 22 72 82 (Nacional) ou através do seu agente de viagens.
- LINK notícia relacionada