A Azores Airlines, companhia aérea do grupo açoriano SATA, inicia sábado, dia 3 de junho, as ligações com Cabo Verde, uma nova rota que o presidente do grupo aéreo considerou de “grande importância”, pois permite assegurar ligações regulares com todos os arquipélagos da Macaronésia.
“Atrasámos um dia a nossa operação para Cabo Verde porque não queríamos defraudar a grande expectativa que foi criada à volta desta operação. Há um grande entusiasmo até na comunidade cabo-verdiana”, afirmou o presidente do conselho de administração da SATA, Paulo Menezes, em declarações à agência Lusa.
A inauguração desta nova rota estava prevista para esta sexta-feira, mas devido à greve dos tripulantes de cabina da transportadora aérea, que cumpriram o segundo dia de paralisação, a ligação Ponta Delgada- Cidade da Praia, na ilha cabo-verdiana de Santiago, só será realizada no sábado.
Paulo Menezes adiantou que o voo “está muito composto” e a ligação entre a ilha de São Miguel e Cabo Verde será realizada com “um A320 com capacidade para 165 passageiros”.
“Vamos passar a fazer dois voos por semana durante o período de verão e um no inverno. Os voos são à sexta-feira Ponta Delgada-Cidade da Praia, num aparelho que sairá de Boston (Estados Unidos da América) na quinta-feira. A outra rotação parte no domingo de Boston, às 21h15, chegando a Ponta Delgada logo de manhã e seguindo depois para a Cidade da Praia”, acrescentou.
Durante este ano, a companhia vai efetuar um total de 104 voos entre Ponta Delgada (ilha de São Miguel) e a Cidade da Praia, em Cabo Verde, com duas frequências semanais no verão e uma no inverno, disponibilizando no total 16.640 lugares.
Será também possível fazer-se a ligação a Cabo Verde com o ‘Stopover’, um produto que permite ao passageiro em trânsito entre o continente americano e a Europa estar até sete dias nos Açores sem acréscimo de tarifa.
A companhia aérea disponibiliza ainda um outro produto, o ‘Overnight’, que possibilita ao passageiro, que não tenha ligação no próprio dia, sem quaisquer custos, poder fazer a sua ligação para Cabo Verde.
“Passamos a ter ligações à Madeira, às Canárias e a Cabo Verde, interligando regularmente todos os arquipélagos da Macaronésia, que é, no fundo, um dos objetivos do nosso plano estratégico”, salientou.