Azul Cargo transporta 15 toneladas de vacinas da Índia para o Brasil

A Azul Cargo anunciou nesta quarta-feira, dia 13 de janeiro, que irá à Índia buscar dois milhões de doses da vacina desenvolvida pela Astrazeneca/Oxford.

Um Airbus A330-900neo, a maior aeronave da frota da companhia brasileira, vai decolar do Recife nesta quinta-feira, dia 14, pelas 23h00 locais rumo à cidade indiana de Mumbai para carregar 15 toneladas de vacinas. Serão 15 horas de voo, sem escalas, em um trajeto de mais de 12 mil quilómetros. O voo deve chegar ao Brasil no dia 16, pousando no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, por volta das 15h00 locais.

“No que depender da Azul, 2021 será o ano em que venceremos a pandemia. Temos orgulho em realizar esse voo inédito para a Índia que trará mais um sopro de esperança na cura para a covid-19 e agradecemos a confiança do Governo Federal na capacidade logística da Azul Cargo. Estamos preparando a nossa aeronave para trazer essas doses que, com a aprovação das autoridades sanitárias, serão distribuídas posteriormente para todas as regiões do Brasil. A Azul, a empresa com a maior malha aérea do país, está empenhada e à disposição das autoridades para distribuir essa e todas as outras vacinas aprovadas”, destaca John Rodgerson, presidente da Azul.

Um comunicado da companhia destaca que a empresa “está acostumada a transportar cargas especiais, a Azul Cargo, unidade de cargas da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, possui larga experiência e excelência no transporte e logística de cargas farmacêuticas e sensíveis, como a da H1N1, que exige gelo seco e um preparo especial para o transporte”.

A empresa dispõe de uma frota diversificada e moderna, que possibilita operar desde rotas regionais até missões internacionais de longa distância, como a que leva o A330-900neo da empresa à Índia. O avião que irá realizar a operação será equipado com contentores espessos que garantirão o controle de temperatura da carga de acordo com as recomendações do fabricante.

 

NOTA

Sábado, dia 16 de janeiro de 2021

Este voo da Azul para a Índia acabou por ser cancelado, devido a um desentendimento entre os Governos do Brasil e da Índia, quanto à exportação das vacinas. A versão oficial de Brasília é que a Índia, que iniciou neste sábado a maior campanha de vacinação de que há memória no mundo, disse que não podia, por enquanto, dispensar, os lotes de vacinas pretendidos pelo Brasil.

Face à anulação do voo, o avião A330-900neo da Azul que está fretado pelo Ministério da Saúde do Brasil, estava a ser preparado na tarde deste sábado, no Aeroporto de Viracopos, no Estado de São Paulo, para fazer um voo para Manaus, onde vai entregar 40 botijas [denominadas cilindros no Brasil] de oxigénio, 60 concentradores de oxigénio e 70 quilogramas de máscaras. Segundo a rede Globo, a Azul realizará neste fim-de-semana um outro voo, com um aparelho Boeing 737 da Azul Cargo, que levará para Manaus mais 40 botijas d eoxigénio e 30 quilogramas de máscaras.

 

  • Notícia em desenvolvimento – atualizada às 20h45 UTC de 16 de janeiro de 2021

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica