A Embraer anunciou nesta quinta-feira, dia 9 de março, que a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, operadora com a maior frota de jatos E195 da atual geração de E-Jets no mundo, será a primeira empresa aérea a operar o E195-E2 (LINK notícia relacionada). O contrato da Azul com a Embraer é para até 50 aviões, sendo 30 pedidos firmes e 20 direitos de compra.
“A Azul desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do E195-E2, participando ativamente das especificações de projeto do avião, ajudando a Embraer a desenvolver a aeronave mais eficiente no mercado para rotas domésticas”, disse John Slattery, presidente executivo da Embraer Aviação Comercial. “A importância de ter a Azul a bordo do Programa E2 e agora como primeira operadora pode ser resumido em duas palavras: parceria e confiança.”
Atualmente, a companhia aérea brasileira conta com um total de 77 E-Jets em serviço. Os jatos E195-E2 da Azul terão uma confortável configuração de 130 assentos em classe única. A aeronave que fez o seu roll-out no passado dia 7 de março, iniciará a meados deste ano os voos de teste e ensaio, estando prevista para o primeiro semestre de 2019 a chegada do novo avião à frota da companhia brasileira.
Os E-Jets E2 têm 275 pedidos firmes, além de cartas de intenção, opções e direitos de compra cobrindo outras 415 aeronaves, totalizando 690 compromissos de companhias aéreas e empresas de leasing.
A Embraer é a maior fabricante mundial de jatos comerciais com capacidade até 130 assentos. A construtora brasileira tem 100 clientes de todo o mundo operando o ERJ e as famílias E-Jet de aeronaves. Apenas para o programa E-Jets, a Embraer registou mais de 1.700 encomendas e mais de 1.300 entregas, redefinindo o conceito tradicional de aeronaves regionais operando em uma ampla gama de aplicações de negócios.