B737-400 da Air Horizont em apuros no Aeroporto de Praga – com vídeo

 width=“750” height=

Um avião Boeing 737-400 da Air Horizont, matrícula 9H-GTC, passou um mau bocado na terça-feira, dia 4 de outubro, quando se preparava para pousar na pista 06 do Aeroporto Internacional de Praga/Ruzyne, na República Checa.

Numa primeira tentativa para aterrar o avião esteve a poucos metros do solo completamente descontrolado (pelo menos para quem observou a manobra ficou com essa opinião, o que é de certo modo corroborado pelo vídeo que publicamos e que já circula no canal Youtube, que é da autoria de Radko Nasinec).

Segundo as notícias disponíveis, se bem que não confirmadas de fonte oficial, o avião realizava um voo com origem em Nápoles, na Itália, desconhecendo-se o número de ocupantes da aeronave.

Funcionários do aeroporto disseram nas redes sociais que a decisão dos pilotos de abortar (arremeter, na gíria brasileira) a aterragem salvou avião e ocupantes da tragédia que esteve muito próxima. É para isso que, naturalmente, estão os pilotos a bordo e, na verdade, fizeram um excelente trabalho, bem como uma boa aterragem na segunda tentativa. Não se conhecem as condições de vento na pista ou outras condições climatéricas no momento da abordagem do avião da Air Horizont, se bem que o autor do vídeo aponte para 13 nós.

Não se conhecem também reações oficiais, do aeroporto ou da companhia, nem tão pouco de eventuais passageiros que seguiam a bordo. O voo que o avião fazia tinha o número de código HAT614P, em que a letra ‘P’ significa ‘voo posicionado’, em muitas companhias aéreas. Portanto, sem passageiros a bordo.

A Air Horizont é uma companhia aérea de voos não regulares, com sede social em Espanha. Os dois aviões que hoje integram a sua frota estão registados em Malta. Em Portugal a companhia é conhecida por ter trabalhado durante cerca de um ano com a Everjets, a quem alugou uma aeronave Boeing 737-400. O contrato chegou ao fim há poucos meses depois de uma série de incumprimentos e de atrasos em cadeia que estava a penalizar os contratos da companhia portuguesa com os operadores turísticos e os seus compromissos para com os passageiros e clientes.

 

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica