Bem-vindo, !|Sair

B737-400 da Blue Air atolado na neve – Não há feridos entre os 116 ocupantes

Um avião Boeing 737-400, matrícula YR-BAS, da companhia romena Blue Air saiu da pista na manhã desta quinta-feira, dia 7 de janeiro, durante um pouso no Aeroporto de Cluj-Napoca, na Roménia, tendo saído ilesos todos os 110 passageiros e seis tripulantes que seguiam a bordo.

Devido ao incidente, que ocorreu pelas 08h00 locais, o movimento no aeroporto romeno está suspenso até limpeza da pista e reboque da aeronave da posição em que se encontra, informaram fontes aeroportuárias.

A aeronave realizava um voo charter para Barcelona, transportando romenos que trabalham em Espanha e que foram à sua terra natal passar a época de Natal e Ano Novo. O voo OB9301 partira do Aeroporto Internacional de Otopeni, em Bucareste, capital da Roménia, e tinha prevista uma escala e Cluj-Napoca, antes de pousar definitivamente em Barcelona.

A Blue Air desmente que a escala tenha acontecido por falta de combustível no avião, boato que chegou a propagar-se nesta manhã através de algumas redes sociais na Roménia.

Blue Air inc_07jan2015_D 800px

Um comunicado da companhia alerta que o comandante da aeronave foi informado de que o Aeroporto Internacional de Avram Iancu, em Cluj-Napoca, a terceira maior cidade romena, reunia as condições suficientes para um pouso em segurança. Contudo ao tocar na pista verificou que as condições de aderência não eram as ideais, tendo o avião saído cerca de dez metros para fora do alcatrão, ficando atascado na neve e na terra. Felizmente sem consequências graves, já que os bancos de neve laterais à pista amorteceram o embate.

Alguns passageiros disseram que o avião tombou levemente sobre a esquerda e que na pista a neve tinha entre os cinco e os 10 centímetros de espessura. Para saírem para a pista foi necessário abrir caminho na neve com pás.

 

Blue Air inc_07jan2015_E 800px

Os passageiros, que desembarcaram pelos seus próprios pés, serão levados de autocarro para Sibiu, o aeroporto mais próximo, onde irão embarcar num outro avião da Blue Air que os levará a Barcelona, anunciou a companhia.

Entretanto o director do aeroporto de Cluj-Napoca, David Ciceo, afirmou aos jornalistas que o boletim meteorológico das 07h30 apontava que havia neve e que a pista estaria húmida, mas longe da espessura de gelo que foi confirmada depois. Esclareceu também que o comandante fez uma aterragem normal, não tendo sido solicitada qualquer emergência. Passageiros entrevistados por canais de televisão também se referiram ao pouso como tendo sido normal, até no final terem verificado que a aeronave parara de forma abrupta, mas sem pânico entre os ocupantes.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica