B737-400F da Trigana Air destruído em Jacarta – Tripulantes ilesos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um Boeing 737-400F (cargueiro) da companhia indonésia Trigana Air Service ficou destruído na sequência de uma saída da pista após a aterragem no Aeroporto de Jacarta/ Halim Perdana Kusuma, no sábado, dia 20 de março.

O avião tinha descolado do mesmo aeroporto, alguns minutos antes, pelas 10h53 locais (03h53 horas UTC deste domingo, dia 21), tendo solicitado prioridade para aterragem no retorno imediato ao aeroporto devido a um suposto problema com um motor.

Segundo informações aeroportuárias o trem central direito colapsou no momento da aterragem, tendo a aeronave se imobilizado na relva na margem direita da pista, e destruído o motor direito.

Bombeiros e socorristas acorreram imediatamente tendo sido extinto um foco de incêndio e retirados os dois pilotos, únicos ocupantes da aeronave, que saíram ilesos do acidente.

O avião, matrícula PK-YSF, tinha 32 anos e quatro meses de serviço. Começou a voar na companhia sul-coreana Asiana Airlines, em 1988, tendo seguido mais tarde para a frota da companhia indonésia Batavia Air, até esta empresa cessar operações em 2013, ano em que passou a integrar a frota de cargueiros da Trigana Air Service. A Batavia Air, tinha então voos diários para o Aeroporto de Díli, capital da República Democrática de Timor-Leste, até um tribunal comercial de Jacarta declarar a sua falência e consequente encerramento.

A Trigana Air Service tem um índice de sinistralidade muito alto. Este foi o 13º acidente com perda total do avião, sendo o terceiro Boeing 737, também com perda total, ao longo de 30 anos de atividade. Entre sinistros com aviões de passageiros e de carga há um registo de 81 mortos. A frota da companhia tem uma idade média de serviço superior a 29 anos.

Neste domingo, dia 21 de março, pela manhã, os funcionários do aeroporto de Jacarta assistiram ao desmantelamento do avião sinistrado, que foi cortado e levado em reboques para uma zona remota do aeroporto, por iniciativa da companhia aérea. Confirmou-se a perda total da aeronave. Não se conhece qualquer reação das autoridades governamentais indonésias responsáveis pela aviação.

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...

Greve dos controladores em França cancela quase 90 voos nos aeroportos portugueses

A greve dos controladores de tráfego aéreo em França...