B737-800 da Garuda sai de pista na ilha de Java – 128 ocupantes ilesos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião Boeing 737-800 da Garuda Indonesia, matrícula PK-GNK, saiu da pista na noite da quarta-feira, dia 1 de fevereiro, depois de aterrar no Aeroporto de Yogyakarta, na ilha de Java.

Os 123 passageiros e cinco tripulantes desembarcaram pelos seus próprios meios através de escadas que foram colocadas nas portas do avião. Não foi necessário abrir as mangas de emergência, refere a imprensa indonésia.

O aparelho, que fazia o voo GA258 procedente de Jakarta, capital da Indonésia, ficou atolado na cabeceira de uma das pistas e sofreu diversas avarias sobretudo nos trens de aterragem, nas asas e no motor esquerdo.

Fotos © Swaragama.

Fontes aeroportuárias disseram que chovia torrencialmente na ocasião em que o avião pousou. Este aeroporto já tem sido cenário de diversos acidentes com aeronaves comerciais, alguns muito graves e com destruição total dos aparelhos.

O avião que sofreu esta saída de pista é praticamente novo. Tem apenas dois anos e meio de serviço, tendo entrado na frota da Garuda, diretamente da fábrica da Boeing, em 21 de agosto de 2014.

Uma comunicação da Garuda Indonesia, distribuída na quinta-feira, dia 2 de fevereiro, indica que o avião foi removido com sucesso da posição em que se imobilizou pelas 12h45 locais. Benny S. Butarbutar, porta-voz da companhia aérea indonésia, afirma que houve alguma dificuldade em retirar o avião, pois o piso onde estava atolado tinha muita lama e era escorregadio. Foi necessário derramar brita sobre as quais foram colocadas chapas metálicas para onde a aeronave acidentada foi içada e depois rebocada para uma plataforma de estacionamento de aeronaves no aeroporto.

A imagem mostra os trabalhos da remoção do Boeing 737-800 da companhia indonésia, que foi removido da cabeceira da pista do Aeroporto de Yogyakarta na manhã desta quinta-feira, dia 2 de fevereiro. Foto © Garuda Indonesia.

As operações de aviões comerciais foram retomadas ao princípio da tarde no Aeroporto de Yogyakarta. Uma comissão nomeada pela autoridade nacional de aviação civil da Indonésia está já a trabalhar na recolha de elementos e na perícia da aeronave para apuramento das causas de mais esta saída de pista num aeroporto deste país asiático, o que, infelizmente, acontece com alguma frequência.

  • Notícia corrigida e atualizada às 13h30 UTC de quinta-feira, dia 2 de fevereiro.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...