B737-800 da Jeju Air explode em aeroporto sul-coreano – 179 mortos e dois sobreviventes

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião Boeing 737-800 da companhia de baixo custo sul-coreana Jeju Air sofreu um acidente grave após a aterragem na manhã deste domingo, dia 29 de dezembro, no Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul. Procedia de Banguecoque, na Tailândia. No rescaldo feito na tarde deste domingo (hora local) os números apontam para dois sobreviventes e um total de 179 mortos.

O avião terá sofrido um bird strike (colisão com aves) cerca de cinco minutos antes da aterragem, segundo a televisão oficial sul-coreana. Há até um vídeo que mostra esse momento, e que está disponível em diversas contas nas redes sociais. No LINK seguinte está disponível, através de uma conta da rede ‘X’ o vídeo da aterragem:

https://twitter.com/AlexInAir/status/1873176582480912728

A aeronave aterrou pelas 09h07 locais (00h07 UTC) deste domingo, rolando na pista sem os trens de aterragem e a uma velocidade que, em primeira apreciação, mostra ser mais elevada do que a recomendável para este procedimento. No final da cabeceira da pista o aparelho embateu num muro que suporta aparelhos de sinalização do final de pista, explodindo de imediato, como mostram as diversas imagens das câmaras de segurança do aeroporto divulgadas na Internet.

Os inquéritos oficiais estão já no terreno, estando interrompido todo o tráfego aéreo no Aeroporto de Muan até terminar o trabalho dos bombeiros e equipas de resgate e até que, oficialmente, seja dada ordem para remoção dos destroços do avião sinistrado.

A companhia aérea já confirmou que seguiam a bordo 175 passageiros e seis tripulantes. Entre estes apenas dois eram tailandeses, sendo os restantes sul-coreanos.

Fontes dos serviços de socorro, em declarações não oficiais, indicaram que apenas existem dois sobreviventes – uma assistente de bordo e um passageiro – , que viajavam na seção da cauda do avião, tendo morrido os restantes ocupantes da aeronave. Em termos oficiais apenas foram declarados 120 mortos, que corresponde ao número de cadáveres que foram recolhidos até ao momento. Os socorristas admitem que algumas dezenas de corpos foram calcinados no incêndio, pelo que a sua identificação demorará algum tempo.

O avião, que tinha 15 anos de serviço, esteve primeiro na frota da companhia europeia de baixo custo Ryanair, tendo entrado ao serviço da Jeju Air em 2017.

O último grande desastre aéreo que ocorreu envolvendo a a aviação comercial da Coreia do Sul foi em 1997, quando um avião da companhia nacional Korean Airlines se despenhou no território norte-americano de Guam, no Oceano Pacífico, matando as 228 pessoas que seguiam a bordo.

  • Notícia atualizada às 12h30 UTC de domingo, dia 29 de dezembro de 2024
  • Foto de abertura © Yonhap News

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Emirates coloca Airbus A350 nas rotas do Kuwait e Bahrein a partir de 8 de janeiro

A Emirates está a antecipar a entrada do seu...

Taxa de controlo de tráfego aéreo nos aeroportos portugueses baixa 5,8% em 2025

As companhias aéreas que utilizarem os aeroportos nacionais controlados...