Bem-vindo, !|Sair

B757 da American aterra na Goiânia por conta do mau tempo. Passageiros seguiram de carro para Brasília

O mau tempo que hoje, terça-feira, se fez sentir durante a manhã em Brasília, capital federal do Brasil, obrigou um avião da American Airlines a procurar pouso no Aeroporto de Santa Genoveva, que serve a cidade de Goiânia, capital do estado vizinho de Goiás.

O avião procedia de Miami e destinava-se ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, onde deveria ter aterrado.

Tudo decorreu bem para os passageiros até à chegada do Boeing 757 norte-americano a Goiânia, àparte o desvio devido ao mau tempo, mas que aconteceu para melhor segurança dos cerca de 200 passageiros e do avião. O que os ocupantes do avião não estavam à espera era de ficar fechados dentro da aeronave durante cerca de três horas, por motivos burocráticos.

Segundo a imprensa de Goiânia, por se tratar de um voo internacional os serviços aeroportuários foram obrigados a determinados procedimentos para que não estavam preparados pelo facto do Aeroporto Santa Genoveve não receber voos de outros países, pois funciona apenas com tráfego nacional e doméstico. E o certo é que depois do impasse criado, a situação dos passageiros não foi resolvida, tendo seguido para Brasília de autocarro/ônibus, escoltados pelas forças de segurança.

Em nota distribuída esta tarde, a assessoria da American Airlines afirma que, como o aeroporto de Goiânia não possui serviços de alfândega e imigração, os passageiros tiveram de esperar a bordo pela permissão das autoridades de imigração para desembarcar e para que a empresa pudesse providenciar o transporte de ônibus para Brasília.

Já a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que só a companhia aérea pode responder sobre o problema e que a fiscalização dos voos é de responsabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

De acordo com a ANAC, a aeronave ficou aguardando a reabertura do aeroporto de Brasília para realizar a descolagem. Porém, durante os procedimentos de verificação de equipamentos, foram identificados problemas mecânicos, que o impediram de seguir viagem.

Ainda segundo a Anac, os passageiros foram desembarcados e acomodados em uma sala especial, pois o Aeroporto Santa Genoveva não possuiu área de imigração, pois não é internacional. Por fim, o órgão afirma que os passageiros receberam toda a assistência necessária e foram embarcados pelas 15h00 (cerca das 19h00 GMT) em ônibus especiais com destino ao Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília, ondem passarão pela imigração e desembarcaram no local de destino do voo. A chegada à capital federal deverá verificar-se cerca das 19h00 locais (23h00 GMT de hoje). A distância entre os dois pontos é de cerca de 220 quilómetros.

Não é a primeira vez que aviões norte-americanos aterram no Aeroporto de Santa Genoveva, por conta do mau tempo. No ano passado, por exemplo, no dia 14 de Abril, divergiram para esse aeroporto dois Boeing 757, um da American Airlines e outro da Delta, que ali se refugiaram devido ao mau tempo. Contudo descolaram depois de pouco tempo de escala e reabastecimento.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica