B767-300ER da Ethiopian Airlines aterra com motor em chamas

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião Boeing 767-300ER da Ethiopian Airlines regressou na manhã desta terça-feira, dia 8 de outubro, ao Aeroporto de Dacar, no Senegal, logo após a descolagem, devido a um incêndio no motor do lado da asa direita.

A calma da tripulação, nomeadamente do comandante, que conseguiu manobrar o avião de regresso ao aeroporto, em tempo útil para que o fogo pudesse ser atacado pelos bombeiros aeroportuários, já que não conseguiram com os meios de extinção automática apagar as chamas que envolviam o motor e que já eram bem visíveis de dentro da aeronave, foi fundamental para o sucesso da operação.

O comandante ocupou os passageiros a dizer que estava tudo preparado em terra para que o fogo fosse imediatamente extinto e, assim aconteceu, na realidade. Logo que o avião se imobilizou na pista os bombeiros controlaram o incêndio e a tripulação tratou de evacuar a aeronave, tendo todos os 90 passageiros e tripulantes abandonado o aparelho em segurança e sem quaisquer ferimentos.

Como se pode ver nas fotografias um dos motores Pratt & Whitney PW4062 ficou calcinado e os segundos contaram (e bastante…) na manobra que o comandante fez para regressar à pista.

A aeronave, registo ET-AMG, tem cerca de 19 anos de serviço. Fazia o voo ET908, com destino a Addis Abeba, capital da Etiópia, com escala em Bamako, capital do Mali. Com capacidade para transportar 223 passageiros, tinha embarcado apenas 90 passageiros, que foram protegidos pela companhia. Os que quiseram ficar mais algum tempo em Dacar ficaram e os que quiseram remarcar imediatamente as suas viagens também o fizeram.

A Ethiopian Airlines confirmou o incidente e pediu desculpa aos passageiros pelo incómodo, tendo garantido que todos estavam bem, e que seriam protegidos de acordo com as normas internacionais vigentes.

 

A Autoridade Nacional de Aviação do Senegal abriu um inquérito para apuramento dos factos.

 

  • Notícia em desenvolvimento – 17h45 UTC

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...