B767 com tropas dos EUA aborta descolagem e pega fogo em trem – Ocupantes ilesos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião Boeing 767-300ER da companhia norte-americana Omni Air International, que transportava tropas dos EUA para um país do Médio Oriente, sofreu na manhã desta quinta-feira, dia 15 de agosto, pelas 05h45 locais (04h45 UTC) um incêndio no trem de aterragem central do lado esquerdo, quando já percorria a pista para a descolagem no Aeroporto de Shannon, na Irlanda.

A companhia confirmou que a tripulação abortou [arremeteu na gíria brasileira] a descolagem por motivos não mencionados e deve ter sido a travagem brusca que motivou o repentino aquecimento do sistema de travagem (frenagem) e já circulava num taxi way quando os controladores aéreos de serviço na torre do aeroporto indicaram que existia fogo e fumo num dos trens. O aparelho foi imediatamente parado e evacuado, sobre o caminho de circulação, tendo o incêndio sido atacado pelos bombeiros aeroportuários que logo extinguiram o foco.

O incidente provocou a interrupção do movimento no aeroporto durante algum tempo, tendo os responsáveis pela gestão do aeroporto indicado que dois voos com destino ao Aeroporto de Londres/Heathrow foram atrasados. Diversos voos intercontinentais de companhias norte-americanas tiveram de divergir para outros aeroportos.

Pelo Aeroporto de Shannon passam diariamente cerca de 300 militares dos Estados Unidos da América que prestam serviço em diversas bases no estrangeiro. Essa foi a média registada nos primeiros três meses deste ano. A informação foi divulgada recentemente pelo ministro dos Transportes da República da Irlanda.

A Omni Air International é uma companhia norte-americana que se dedica ao transporte aéreo não regular em regime de wet lease e que tem um contrato com as Forças Armadas dos EUA para transporte de tropas.

A companhia confirmou o incidente e informou que não se registaram ferimentos entre todos os ocupantes da aeronave que foi rebocada para um hangar de manutenção. Os militares, que escalaram o Aeroporto de Shannon para reabastecimento da aeronave em que viajavam, eram provenientes da Base Aérea de Tinker, na cidade de Oklahoma. Informações do aeroporto disseram que os militares aguardariam a chegada de outra aeronave da companhia, que os levariam ainda nesta quinta-feira para o seu destino.

O avião envolvido no incidente tem o registo N378AX, tem 23 anos de serviço e está desde 2009 na frota da Omni Air International. A bordo seguiam cerca de 250 passageiros.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...